06/10/15 | 8:46
Servidores da Semed participam do 5º encontro de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar

Encontro do curso Esp. em Gestão Escolar. Aud Semed. Fotos Cleomir (13)Gestores, pedagogos e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na tarde desta segunda-feira, 5, do 5º encontro da aula presencial do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar. A aula aconteceu no auditório da Semed, zona Centro-Sul.

Voltado para gestores das escolas de educação básica da rede pública de ensino, o curso conta também com a participação de servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e acontece em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O 5º encontro presencial iniciou a disciplina Planejamento e Práticas da Gestão Escolar, como destacou a coordenadora pedagógica do curso, Maria de Jesus Campos. De acordo com ela, o módulo intensifica as orientações sobre o trabalho de conclusão de curso aos alunos.

“Essa disciplina vai dar uma base teórica importante sobre a atuação do gestor escolar e como ele pode planejar as ações de gestor na escola, que abrange as dimensões administrativas, pedagógicas e gestões interpessoais”, disse a coordenadora.

Encontro do curso Esp. em Gestão Escolar. Aud Semed. Fotos Cleomir (8)Esse é o antepenúltimo módulo do curso, que abre espaço para aprofundar orientações sobre o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que está na fase de elaboração da fundamentação teórica, voltado para a gestão escolar, segundo informou Maria de Jesus Campos. “Nosso trabalho final é a elaboração de um Projeto Político Pedagógico para a escola ou a atualização do mesmo, caso a escola já tenha”, informou.

Para o gestor Jeckson Santos do Nascimento, da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Azevedo de Oliveira, o conteúdo obtido durante quase um ano de curso já pode ser aplicado ao trabalho nas escolas. “Este curso é extremamente gratificante, pois muitos estão atuando na área de gestão escolar, mas estavam precisando de um embasamento teórico, fazendo com que esse conhecimento seja usado no dia a dia da escola, melhorando a nossa prática pedagógica”, relatou.

Encontro do curso Esp. em Gestão Escolar. Aud Semed. Fotos Cleomir (2)As ações pedagógicas das escolas chegaram a ser melhoradas após os conhecimentos obtidos durante o curso, como destacou a gestora Rubenita Ferreira Lopes, da Escola Municipal Frei Mario Monacelli de Grello. “O curso tem sido bastante proveitoso para nós que atuamos na escola, o embasamento obtido nos faz refletir sobre as coisas que precisam ser mudadas e sobre todas as ações pedagógicas da escola”, contou.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar é uma das ações do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG), que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (PDE/MEC) e é realizado por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Além de Manaus, o curso é ofertado para os municípios de Alvarães, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Manaquiri, Maraã, Nhamundá, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Silves.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054