12/06/15 | 16:29
Servidores da Semed participam de formação sobre Ferramentas Google

Com a proposta de agregar as ferramentas do Google ao trabalho cotidiano e melhorar o desempenho em sala de aula, coordenadores de Telecentro, Tutores do programa Itaú Social, assessores da Gide e assessore das Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão participando do segundo módulo da Formação das Ferramentas Google na Educação.

A formação acontece na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, e as turmas estão divididas por DDZ. Nesta sexta-feira, 12, quem recebeu a formação foi os servidores das DDZs Leste 1 e Leste 2.

De acordo com o formador da DDPM, Regis Caria, a formação acontece em nove módulos, onde os orientados são informados como utilizar as ferramentas Google para serem aplicadas nas escolas de acordo com o conteúdo trabalhado pelo professor em sala de aula.

“Não queremos que eles aprendam informática, queremos que eles absorvam o conteúdo e o objetivo das ferramentas para que elas sejam uteis no dia a dia e que possam ser trabalhadas nas escolas junto com o professor que está em sala de aula. Um recurso como este, enriquecerá o conteúdo e que o principal beneficiado seja o aluno, que ele aprenda a utilizar de maneira correta o tempo que eles têm no laboratório de informática”, informou.

Neste segundo módulo, os participantes estão aprendendo como utilizar a ferramenta Google Drive. Para a professora Rosana Mourão, este acompanhamento da tecnologia é uma forma de modernizar o trabalho e otimizar o tempo.

“Esta é uma parceria do Google com a Semed que não gera ônus para a secretaria, pois são ferramentas livre disponíveis na internet que a gente pode usar a hora que quiser, como o Google Drive, que é um pen drive nas nuvens. Tudo o que você quiser você salva lá e pode acessar seu arquivo de qualquer lugar que tenha internet. A ideia desta formação é aplicar a ferramenta de acordo com o trabalho do profissional”, relatou.

Durante a formação serão abordadas as ferramentas: Google Acadêmico; Google Hangouts; Google Sky; Google Calendar; Google Drive; Google Earth; Google Apps; You Tube; Grupo de Estudos; Google Tradutor e G-mail.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054