20/01/16 | 13:44
Servidores da Semed participam de formação para gestores

Programa de Formação de Gestores. Fotos Cleomir (24)Cinquenta servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre diretores, gerentes e chefes de divisões, participaram do Programa de Formação de Gestores do Instituto Aquila. Após três meses de curso, a cerimônia de encerramento ocorreu, na manhã desta quarta-feira, 20, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, sede da Semed.

O programa é composto pelo aprendizado teórico e pela implementação prática de projetos, propiciando conhecimento aos servidores e resultados no trabalho administrativo, dentro da metodologia do PCDA (do inglês Pan, Do, Check e Action), ou seja, planejar, fazer, analisar e agir.

Em parceria com a Semed, a equipe técnica do Instituto Aquila dividiu a formação em três módulos ocorrido nos meses de setembro, outubro e dezembro do ano passado. Os servidores passaram por uma formação com abordagem em planejamento, execução e acompanhamento do que foi planejado e padronização das boas práticas dentro de sua área de ação específica.

Programa de Formação de Gestores. Fotos Cleomir (11)“Nós fazemos esse aprendizado coletivamente e não sozinhos, porque ninguém faz nada sozinho. Sou muito grata pelos servidores terem abraçado essa iniciativa, terem acompanhado e participado desses treinamentos que o Aquila realizou, bem como, terem entendido a importância dessa consultoria para nosso trabalho. Agora, o próximo passo é ser muito mais colaborativo, nos ajudará a encontrar as portas de saída. Nós podemos fazer uma grande mudança com esse aprendizado”, comentou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

De acordo com consultor do Instituto Aquila, Matheus Machado Teixeira, os servidores receberam treinamento técnico e todo material do projeto para aplicação na área administrativa, sob orientação dos consultores. Para ele, a formação foi muito proveitosa.

“O que a gente sempre preza nessas formações de gestores é a transmissão de conhecimentos da metodologia PDCA, que implica na solução de problemas, onde se busca projetos dentro de cada área desses gestores. Esses servidores buscam identificar oportunidades, melhorando a eficiência operacional do trabalho realizado no dia a dia. Esse conhecimento não se restringe apenas a quem passou pela formação, mas também as pessoas que trabalham no cotidiano”, reforçou.

Resultados

O chefe da divisão de Alimentação Escolar da Semed, Leís Batista, disse que já começou a realizar alguns projetos com as informações obtidas a partir da formação, que envolve sua área de atuação com as escolas e fornecedores.

_MG_0004“O desenvolvimento de atividades de cooperativas e associações ligadas à agricultura familiar, dentro de áreas da zona Ribeirinha, ou seja, comunidade que tínhamos certas dificuldades na logística da entrega de alguns materiais, a gente incentivou essas comunidades a produzirem os itens dos gêneros alimentícios para atendimento de nossas escolas. Já sinalizamos de forma positiva com dois polos no rio Negro e três no rio Amazonas de abastecimentos. Esse treinamento fez com que tivéssemos essa oportunidade de melhoria e estamos fechando as parcerias”, comentou.

A Subsecretaria de Infraestrutura e Logística da Semed, por meio da divisão de engenharia, apresentou na cerimônia de encerramento, sua meta para o primeiro semestre deste ano. De acordo com a coordenadora do programa de gestão de qualidade, a engenheira, Giselle Aguiar, a primeira etapa da meta global é alcançar 48% do prazo médio de atendimento mensal da divisão, até 30 de junho.

“A divisão de engenharia, por meio do programa, objetivou reduzir o prazo médio de atendimento das equipes do departamento. Com essa formação, nós podemos implementar ações de padronização, motivar as equipes, além de uma série de conceitos e definições voltadas para o gerenciamento de equipes, mas principalmente para melhorar o atendimento das unidades escolares e administrativas da Secretaria. Nós tivemos resultados positivos no prazo de atendimento, em média de 79 dias, tivemos um ganho de 49 dias”, disse ao afirmar que vai realizar outras ações desenvolvidas para o bom desenvolvimento do trabalho administrativo.

Alguns dos projetos desenvolvidos por setores da Secretaria estão incluídos a redução do tempo médio de atendimento à demandas de vistoria, coleta seletiva de lixo, redução do custo de materiais de expediente e tempo de atendimento, redução de multas de órgãos fiscalizadores, melhoria do cumprimento do cardápio da merenda escolar, entre outras ações.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos e Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054