12/11/15 | 9:31
Servidores da Semed participam de curso sobre Administração Pública e Prestação de Contas

Curso de Dever de Prestar Conta. Aud Semed. Fotos Cleomir (2)Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participarão até a próxima quinta feira, 12, do curso “Administração Pública e o Dever de Prestar Contas”. A capacitação está sendo oferecida pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), em parceria com a secretaria por intermédio do Escola de Contas Pública do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP-TCE). O curso está sendo destinado aos servidores que atuam nas áreas de fiscalização dos contatos administrativos, orçamento, controle externo, planejamento, assessoria jurídica, além de gestores e técnicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed.

A capacitação tem o objetivo disseminar a importância do controle sobre as finanças públicas, informar sobre as áreas relevantes que compõem a administração pública, orientando acerca dos aspectos gerais inerentes à prestação de contas. O curso é organizado pela Gerência de Treinamento, subordinado da Divisão de Pessoal da Semed.

Curso de Dever de Prestar Conta. Aud Semed. Fotos Cleomir (9)A gerente, Ray Câmara, destacou que ao longo de dois de anos de atuação do setor, mais 1 mil servidores já participaram de cursos de formação. “Já estamos trabalhando há dois anos na capacitação técnica e administrativa de nossos servidores. Com esta turma, que contém 130 servidores inscritos, estaremos formando e capacitando até novembro desde ano 1.150 pessoas”, disse.

A diretora da Espi, Luiza Bessa, que abriu solenemente a formação, destacou o trabalho que a Espi faz junto aos servidores da Prefeitura de Manaus.
“A escola de serviço de público tem uma preocupação grande de capacitar os servidores da Prefeitura de Manaus. O nosso objetivo é dá suporte técnico para que eles possam prestar um serviço de melhor qualidade à população de Manaus. Sobre o curso, podemos dizer que ele é extremamente relevante, para andamento das atividades desempenhadas pelos servidores envolvidos e, sobretudo, porque é uma temática que todos devem ter conhecimento”, explicou.

Capacitação

Curso de Dever de Prestar Conta. Aud Semed. Fotos Cleomir (22)A formação começou na tarde quarta feira, 11 no auditório da Semed. Os assuntos trabalhados durante todo o curso serão dados pelo o especialista em Direito Civil, Celso Falcone. Ao todo serão abordados cinco temas: Administração Pública; Controle da Administração Pública; Dever de prestar contas; Tribunais de Contas de todo Brasil; e Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Dentro de cada tema elencado, foram trabalhados diversos subtemas como administração direta e indireta, controle judicial, legislativo e social. Em relação aos Tribunais de Contas foram esclarecidos os objetivos, as atribuições, as competências. Quanto ao TCE do Amazonas, foi apresentado sobre o controle externo, a composição a jurisdição, dentre outros pontos.

A servidora Ivana Melo, que é gerente de Contabilidade da Semed, descreveu que o curso foi proveitoso. “Apesar de ter conhecimento sobre o assunto, sempre é importante absolver mais conhecimento. Nele, acredito que vou poder obter esclarecimentos. Por isso, vejo a iniciativa da Semed de forma muita positiva”, ressaltou

Ao final do curso, os alunos que obtiverem 100% de participação receberão certificado

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054