28/05/19 | 16:59
Servidores da Semed participam de curso de meditação por meio de webconferência

Na noite desta segunda-feira, 27, professores da rede municipal de ensino participaram da segunda aula do projeto “Mindfulness”, que significa ‘atenção plena’ e tem como objetivo desenvolver habilidades emocionais, além do bem-estar. Foram disponibilizadas 80 vagas para o curso, as aulas são realizadas via webconferência, uma vez por semana.

O programa, que terá duração de oito semanas, é reconhecido mundialmente, e foi adaptado para realidade brasileira pelo médico André Jensen, formado pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). “Me sinto muito feliz em contribuir com os professores, eles são a base da nossa sociedade, formam as nossas crianças que são o futuro do nosso País”, comentou Jensen, que ministra o curso para os professores da Semed.

Os benefícios de ‘mindfulness’ são muitos, principalmente na questão de relacionamentos interpessoais, porém, uma questão muito bem trabalhada pelo curso é o equilíbrio emocional, que proporciona melhor qualidade de vida, colabora para que o indivíduo tome melhores decisões, entre outros diversos benefícios.

Consequentemente, os professores que participam do curso vão poder ajudar a desenvolver nos alunos os benefícios do ‘Mindfulness’, ou seja, melhorar o foco, qualidade de estudo, resiliência e a lidar melhor com as dificuldades.

As aulas via webconferência duram uma hora e meia e são por meio do aplicativo “zoom”, que pode ser instalado tanto no celular quanto no computador. E as presenciais aproximadamente quatro horas, são ministradas pela professora Cybele Monteiro, coordenadora do trabalho de coaching na Rede Municipal e master coach responsável por intermediar e acompanhar os participantes do curso de forma local seja via whatsapp, ou presencial, ajudando-os a realizar os “desafios” disponibilizados aos alunos ao final de cada aula.

“Durante um evento que eu estava presente junto como doutor André Jensen, ele ofereceu o curso para ser desenvolvido dentro da secretaria, sendo dessa forma um complemento para o professor e consequentemente ao aluno para exercitar o foco e a atenção plena.” Contou a coordenadora.

São 10 vagas para cada Divisão distrital, sendo sete divisões de zona mais a Divisão Distrital Sede, o que totaliza 80 vagas. A pedagoga da Escola Municipal Profª Percília do Nascimento Souza, Nathalya dos Santos  Nonato, citou que apesar de não conhecer o curso, o objetivo do mesmo foi algo que atraiu bastante a sua atenção.

“A princípio eu não conhecia o Mindfulness, fui convidada para participar e achei interessante a proposta de trabalhar o foco, ele é um curso voltado para você se estruturar para ensinar a questão de concentração para as crianças. O Mindfulness nos ensina a focar a naquilo que é pertinente para aquele momento, durante aquele período, e que você enfrente as situações de forma realista, e não ilusória”, disse.

Na primeira aula foram abordados os benefícios do curso e como podem ser aplicados em sala de aula. “Primeiro você aprende a se focar, preparar o seu pensamento, controlar as suas emoções, para depois você trabalhar as reações dos seus alunos e colegas, uma coisa que eu percebi nos três dias de projeto”, completou a pedagoga Nathalya.

A abertura foi realizada no dia 13 de maio no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional de Magistério (DDPM) e terminará apenas em novembro, as aulas via internet iniciaram às 19h30 no dia 20.

Cmei Maria Amélia
O Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Profª Maria Amélia Tavares Lopes, localizado na Rua Hilário Calheiro, bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus, foi à unidade com o maior número de inscritos, com oito professores. Desta forma, o CMEI terá atividades relacionadas ao curso mais direcionadas e intensas, as sessões serão realizadas em conjunto no próprio centro municipal. A gestora Katie Ane Monteiro, citou como ficou feliz em participar do curso.

“O Mindfulness está me proporcionando calmaria, plenitude, sou muito agitada, tenho feito a meditação quase que diariamente”.

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Divulgação

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054