25/04/18 | 15:53
Servidores da Semed participam de abertura de programa que prepara para a aposentadoria

A abertura do ciclo de 2018 do Programa Preparação para Aposentadoria (PPA), que este ano vem com o tema “A beleza de ser um eterno aprendiz”, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25/4, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) localizado na Avenida Efigênio Sales, bairro Parque Dez. O programa existe desde 2011 e tem como objetivo apoiar e orientar servidores estaduais e municipais pré-aposentados, por meio de palestras e oficinas organizadas e estruturadas em módulos, abordando diversos aspectos.

Na Prefeitura Municipal o programa chega por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), como uma das inúmeras parcerias firmadas. A coordenadora de Treinamento da Divisão de Pessoal da Semed, Ray Câmara, falou sobre a iniciativa.

“Todo servidor público do Amazonas recebe esse preparo e acompanhamento Existem diversos servidores da Semed já inscritos para os encontros que acontecerão a partir do dia 08 de maio e vão até o dia 13 de novembro. A maioria das pessoas que se aposentam, quando não tem esse preparo, entram em depressão, porque se sentem desvalorizadas, não se exercitam, param de produzir”, finaliza.

Esses encontros serão divididos em seis módulos: emocional, social, saúde, legal e cidadania. Cada módulo vai explicar um aspecto importante da vida da pessoa aposentada e mostrar que a aposentadoria é apenas mais uma etapa do processo.

A especialista em Direito Público, Merisa Monteiro Mendes, explicou que é importante a participação constante do servidor. “Serão oferecidas 10 sessões de coach que não podem ser interrompidas, porque o trabalho é contínuo. Vamos aplicar a roda da vida, essa roda vai identificar qual a necessidade de cada um”.

Além dessas oficinas, o PPA também oferecerá passeios e atividades culturais aos pré-aposentandos, como cinema, passeios turísticos e mostra de talentos com teatro.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054