24/11/14 | 18:25
Servidores da Semed participam da aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar

Foi realizada nesta segunda-feira, 24, a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar. Voltado para gestores das escolas de educação básica das Redes Públicas de Ensino do Estado e do município, o curso conta com 130 servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre gestores, pedagogos e assessores pedagógicos. O encontro presencial para a primeira aula aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que, assim como a Semed, é parceira da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para a realização do curso.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar é uma das ações do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG), que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (PDE/MEC) e realizado por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Além de Manaus, o curso é ofertado para os municípios de Alvarães, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Manaquiri, Maraã, Nhamundá, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Silves.

Ao todo, o curso qualificará 430 profissionais da educação que poderão aplicar o aprendizado nas escolas em que atuam, como destacou a coordenadora pedagógica da Gerência de Tecnologia da Educação (GTE), da Semed, Nereida da Silva Bessa. Ela informou, ainda, que com esta especialização o quadro de gestores da Semed especializados em gestão educacional fica quase completo.

“O curso visa trazer mais qualidade na gestão do serviço público, aperfeiçoamento na prática. O curso da Ufam, em parceria com a Semed e com a Seduc, proporciona a formação continuada ao gestor, dentro da área específica em que atua, com disciplinas voltadas para aquilo que o diretor trabalha nas escolas, como saber lidar com verbas federais, com os pais e com os alunos. A Semed está procurando ficar com o quadro de gestores em que todos tenham especialização, que sejam preparados para exercer a função de gestão na escola. Do último levantamento que fizemos, de 500 gestores que temos 120 não tinham especialização, com esse curso esperamos que esse numero reduza ainda mais, pois temos pelo menos 96 gestores dos 130 servidores matriculados”, informou.

Gestora da Escola Municipal Doutor Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro, Francisca Mourão, destacou a importância de poder se qualificar dentro da função em que atua.

“Foi uma atitude muito inteligente por parte da secretaria. É uma forma que os gestores fiquem preparados, com embasamento teórico, para consolidar nossa prática do dia a dia. Nós gestores precisamos ter um conhecimento intelectual de toda a dimensão da escola, apesar de termos apoios de pessoas formadas em Serviço Social, Psicologia, entre outros, nós temos por obrigação ter essa qualificação para saber como funciona a educação. Ficava difícil pensar em conciliar uma especialização com o trabalho na escola, mas assim, oferecido pela própria secretaria, que vai nos liberar para as aulas presenciais, fica bem mais fácil e motiva mais”, relatou a gestora.

O curso é a distância com encontros presenciais a cada 45 dias nas dependências da Ufam. Esta é a quarta turma a iniciar a especialização que começou nesta segunda-feira e vai até novembro de 2015.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188