24/02/15 | 12:47
Servidores da Semed doam sangue em unidade móvel do Hemoam

Com o objetivo de ajudar a salvar vidas, renovando o estoque de bolsas de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta terça-feira, 24, coleta de sangue com servidores e comunitários na unidade móvel do Hemoam, estacionada na sede da Semed, no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

“A coleta foi aberta para o público em geral, mas direcionada para os servidores da Semed, que é uma secretaria que conta com muitos servidores, não só da sede, mas também dos distritos. Na listagem que fizemos, o número foi de 111 servidores candidatos a doar, mas sabemos que esse número pode ser melhor”, destacou a chefe da Gerência de Desenvolvimento do Servidor, Lúcia Regina..

Doador com frequência, o assessor pedagógico João Lúcio, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, vê a parceria entre a Semed e o Hemoam como de grande importância. “Já sou doador e vejo com muita importância a questão de socializar a vida, servir alguém sem ver a quem. Essa parceria é muito boa para humanizar ainda mais a atual gestão da Semed”, relatou.

Foi na ação desta terça-feira a primeira vez que a assessora pedagógica Adriana Progênio doou sangue. “Trabalhamos tanto que às vezes até esquecemos que tem alguém no hospital precisando de ajuda e nós podemos fazer algo. Não podemos esperar ser alguém da família ou alguém mais próximo para dar ajudar. É muito importante o gesto da doação de sangue porque você está ajudando a salvar vidas mesmo não conhecendo a pessoa”, disse.

Para doar sangue é necessário sentir-se bem, com saúde. Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Ter entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 kg.

Quem for doar sangue nunca deve ir doar em jejum. Deve fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior a doação. A pessoa também não deve ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da coleta. Deve também evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

 

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos/Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054 / 8842-1188