04/03/15 | 10:02
Servidores da Semed conhecem projeto de expansão e melhoria da rede pública municipal de ensino

Por meio de uma série de reuniões iniciada nesta terça-feira, 3, os servidores das escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) passaram a conhecer as ações do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem). O projeto prevê a construção de 26 novas unidades educacionais com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e  recursos próprios. Prevê, ainda, uma série de ações inovadoras para elevar a qualidade da educação.

 

As reuniões serão por Divisões Distritais Zonais (DDZs), forma como as unidades escolares estão organizadas administrativamente na Semed, e ocorrem até o dia 11. Neste primeiro dia, participaram da reunião os profissionais do magistério da zona Sul.

 

Na ocasião, foram apresentados os quatro componentes do Proemem: expansão do número de escolas com a construção dos Centros Integrados Municipais de Educação (CIMEs); melhoria na qualidade da educação; gestão educacional; e administração de projetos.

 

Segundo a coordenadora executiva do Proemem, Vilma Pessoa, o objetivo das reuniões é informar sobre as atividades que serão desenvolvidas. “Além do conhecimento, o servidor precisa, também, se enxergar dentro do processo. Quando nós falamos se enxergar é fazer com que ele se sinta participante, principalmente na execução, uma vez que tem ações pedagógicas que vão envolver toda a equipe da DDZ. Então, é necessário ter o conhecimento e saber qual é o papel dele no Proemem”, explicou.

 

“É um projeto gigantesco da nossa secretaria, no qual percebemos a soma de todos os setores. Nada está isolado. Essa guarda compartilhada do pensar da infraestrutura, da parte administrativa junto com a pedagógica é muito interessante. Gostei muito da ideia do Cime e vejo que a Semed está com um olhar humanizado, levando conforto, qualidade e, consequentemente, entusiasmo para nós (professores) e para os alunos”, observou a gerente pedagógica da DDZ Sul, Willza Kashimura.

 

O que é o Promem?

 

O Promem é um projeto de expansão da rede municipal e da melhoria da qualidade do ensino que atuará como unidade gestora das verbas oriundas da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As ações visam qualificar a educação municipal atuando, principalmente, na redução da distorção idade série dos alunos e na construção de escolas a fim de erradicar os prédios alugados que abrigam atualmente unidades de ensino.

 

“A expansão visa ampliar o número de unidades escolares tanto no ensino fundamental quanto na educação infantil. Vamos construir novas unidades para substituir prédios que hoje estão alugados e não têm a qualidade estrutural necessária para desenvolver um ensino de qualidade. Atuaremos, também, visando os indicadores educacionais, como, por exemplo, a distorção idade série que hoje está em 27%. Nossa meta é de até o final do projeto chegarmos a 5%”, explicou Vilma Pessoa.

 

“Para cada ação, há metas distintas. Nós temos metas de construção de 13 CIMEs para ampliar a oferta de vagas principalmente na zona Leste e Norte. Mas os grandes objetivos são reduzir os índices de distorção de idade ano, atingir uma nota melhor no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), fazer o acompanhamento na transição da educação infantil para o ensino fundamental, e por fim, implementar o sistema de tutoria onde o professor ao ingressar na rede pública municipal terá acompanhamento pedagógico durante todo o período de estagio probatório”, concluiu.

 

Valores

 

O Proemem tem a responsabilidade de gerir uma verba de 52 milhões de dólares, oriunda de parceria da Prefeitura de Manaus com o BID. A instituição financeira irá empestar o valor para que ações de melhoria da educação sejam implementadas. O montante será pago em 25 anos com uma taxa de juros abaixo da aplicada por bancos brasileiros, não ultrapassando 1,5% ao ano.

 

 

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054