20/10/14 | 17:47
Servidores da Semed aprendem comandos relacionados ao Programa Mais Educação no SIGEAM

Secretários, gestores e administrativos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) aprenderam a utilizar o comando do Programa Mais Educação, do governo federal, no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), nesta segunda-feira, 20. O treinamento aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed e segue até esta quarta-feira, 22.

No curso, os alunos aprenderam a cadastrar monitor do programa no sistema, cadastrar alunos e as atividades desenvolvidas por eles dentro das turmas, lançar o diagnóstico de aprendizagem dos estudantes, como também a emissão de um relatório do trabalho realizado do Programa Mais Educação nas escolas.

Marcos Costa, um dos formadores do Sigeam, explicou que o sistema se tornou uma ferramenta indispensável para secretaria.

 “O Sigeam é uma peça fundamental hoje na Semed. Com ele, por exemplo, os profissionais que trabalham nas escolas não precisam mais se deslocar de suas respectivas escolas à Semed para resolver questões administrativas ou pedagógicas, ao não ser que encontrem dificuldades com a ferramenta. Nele, as escolas podem resolver com mais praticidade questões administrativas e pedagógicas”, falou.

Marcos mencionou também que questões relacionadas à folha de pagamento, nota de aluno, estatística, folha de pagamento, lotação de funcionários, dentre outros, podem ser resolvidas no Sigeam.

“Não fazemos somente o treinamento para trabalhar com Mais Educação no Sigeam, ao longo do ano fazemos vários treinamentos para mais diversos programas e atividades que a secretaria desenvolve. Isso é bom porque otimiza e aperfeiçoa o trabalho deles e desafoga o trabalho que até então era feito só na sede”, disse o formador

O gestor da Escola Nossa Senhora de Nazaré, localizada na zonal rural da de Manaus, Carlos Alberto, que já participou do treinamento dos comandos de matrícula escolar e agora o Mais Educação, destacou os benefícios visualizados por ele nas formações.

“Acho que estes treinamentos foram uma ideia muito inteligente da secretaria, porque permite que passemos mais tempo na escola, que não guardemos grandes volumes de papeis e, principalmente, viabiliza a solução de problemas em curto espaço de tempo, por ser uma ferramenta dinâmica. Para mim, ela (ferramenta) ser tornou indispensável”, descreveu.
O treinamento do comando do Mais Educação no Sigeam já beneficiou 68 pessoas e se estenderá até o dia 22 deste mês.

Sigeam

A ferramenta permite o gerenciamento das informações acadêmicas necessárias ao funcionamento da Seduc e da Semed, a partir do controle sobre as atividades das escolas e a vida escolar do aluno e recursos de docentes.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Rodemarques Abreu
Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054