22/09/14 | 9:54
Servidores da rede municipal de ensino participam do segundo Encontro de Educadores

Mais de 250 educadores da rede municipal de ensino participaram, nesta sexta-feira,19, e sábado, 20, da segunda edição do ‘Encontro com Educadores”, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da secretaria Municipal de Educação (Semed) para integrar os servidores. Na ocasião, gestores e professores das escolas que obtiveram melhores resultados na Avaliação de Desempenho Educacional (ADE) receberam certificados de Menção Honrosa. O encontro aconteceu no Hotel Amazônia Golf Resort, no quilômetro 64, da Rodovia AM-010.

 

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também foram apresentados aos servidores. Neste ano, Manaus atingiu pela primeira vez a meta do Ministério da Educação (MEC) (4,6). As informações foram passadas durante reunião na manhã de sexta-feira. Depois do almoço, os participantes puderam participar de atividades e dinâmicas de integração.

O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, participou do momento de descontração dos servidores e comentou sobre a política de valorização na Semed. “Vamos continuar valorizando o servidor, disponibilizando instrumentos técnicos e tecnológicos para que eles possam dar suas aulas, valorizar a estrutura das instalações físicas, que é um problema mas já estamos tendo grandes avanços. O primeiro Ideb dentro da nossa administração já melhorou muito, embora não nos padrões ideais, e o segundo Ideb vai nos colocar entre as melhores cidades do Brasil, não tenho dúvidas”, pontuou.
O secretário da Semed, Humberto Michiles, anunciou a criação de um departamento de valorização do profissional da educação na Semed. “Esta é uma das alterações de estrutura que faremos na secretaria. Este departamento vai estar permanentemente trabalhando e pensando em ações no sentido de valorizar e reconhecer o papel fundamental do professor na melhoria da qualidade de educação. É preciso que a gente consolide essa ideia de mérito”.

 

Gestão pedagógica, planejamento, infraestrutura, gestão de pessoal e avaliações de monitoramento estiveram em pauta. Os professores também mostraram-se bastante satisfeitos com a metodologia da Gestão Integrada da Educação – Avançada (Gide-Avançada), implementada nas 506 escolas da rede com o suporte do Instituto Aquila.
“A Gide-Avançada teve uma aceitação muito boa, aquilo que no início gerou uma certa resistência foi compreendida e houve uma aceitação muito grande. Os educadores estão muito satisfeitos, felizes e muito convictos de que a educação na cidade de Manaus vai avançar muito e brevemente estará sendo considerada uma das melhores do Brasil”, completou o secretário.

Valorização

 

“Há 13 anos que estou na Semed e ainda não tinha visto um reconhecimento nesse nível voltado para o servidor”, disse o gestor da Escola Municipal Hiram de Lima Caminha, Alan Richarles da Costa. “Nessa nova administração temos sido valorizados, não só os professores e gestores, mas as merendeiras e toda a equipe escolar. A Semed tem dado oportunidade e liberdade para fazermos um melhor trabalho para melhorar a educação”, completou.

 

Gestora da Escola Municipal Professor Júlio César de Moraes Passos, Giovana Silva aproveitou o momento para relaxar e aproveitar a programação. “Eu acho eventos como esses muito importantes porque nós estávamos acostumados a executar tudo aquilo que a secretaria preconiza, sem receber nenhum tipo de valorização nesse sentido. Então, é importante que momentos como esses sejam realizados, pois favorece o grupo, nos sentimos valorizados e nos estimula a continuar buscando novas metas”, comentou a professora.

 

Professor da zona rural, Sérgio Henrique da Costa, aproveitou o momento para comemorar o crescimento da Escola Municipal Professor Emanuel Rebelo da Cunha no Ideb. “Em 2009 e 2011 ficamos com a nota 2.6. Já em 2014 conseguimos o resultado de 4.5. Isso é resultado de um trabalho de uma equipe comprometida que quer avançar e está avançando. O município vai continuar avançando na medida em que continuar investindo e reconhecendo os trabalhos realizados pelos educadores. O servidor está sendo valorizado e percebemos isso em várias ações ao longo do ano”.

Neuzilane Araújo, professora das séries iniciais, aproveitou a tarde de sexta-feira para se divertir com os colegas. “Durante muitos anos o professor de sala de aula ficou esquecido, ele passou muito tempo invisível e com essa política de valorização estamos mais motivados. Estou adorando”.

 
Texto: Luana Carvalho
Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (SEmed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054