16/10/19 | 16:42
Servidores da rede municipal de ensino participam de ‘Dia S de Mobilização do Saeb’

Prefeitura de Manaus promoveu na manhã desta quarta-feira, 16/10, o “Dia S de Mobilização do Saeb”, para os servidores da rede municipal de ensino, no hall de entrada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul. O evento marcou a contagem regressiva para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que iniciam na próxima segunda-feira, 21/10, e vão até o dia 1º/11, com 524 turmas do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental 1 e 2, com a participação de mais de 32 mil alunos.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, destacou as ferramentas criadas na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto e o apoio que os servidores da educação, mesmo fora da sala de aula, dão às escolas. “A educação sempre foi tratada com prioridade nesta gestão e todos nós fazemos parte da educação de Manaus e apoiamos os trabalhos dos professores, pedagogos e gestores nas escolas. Todos os setores da Semed acompanham o fluxo escolar dos estudantes durante todo o ano letivo e não apenas em época do Saeb. O resultado desta avaliação é uma apresentação do nosso trabalho para a sociedade, que envolve muito mais ações para a melhoria da qualidade da aprendizagem da nossa cidade”, esclareceu a titular da Semed.

A mobilização, que acontece ao longo do ano nas escolas e é intensificada 30 dias antes da prova, também ocorreu nas Divisões Distritais Zonais (DDZs).

A meta deste ano da Semed é a nota de 5,2 para alunos dos anos iniciais (3º e 5º anos) e 6,4 para os dos anos finais (7º e 9º). Em 2017, a rede municipal superou a meta estipulada pelo Ministério de Educação (MEC) para 2021, alcançou a 9ª colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ficou entre as dez capitais mais bem avaliadas do Brasil.

O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do país.

Para tornar a avaliação algo mais comum, a Semed realiza várias ações durante todo o ano letivo, uma delas é a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que é no molde do Saeb e busca avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.

“Nós realizamos várias ações de preparação para os alunos, analisamos nossos resultados e onde é necessário fazermos algumas intervenções. Esse movimento intenso acontece durante todo o ano. Agora estamos na contagem regressiva para a realização do Saeb e apoiando todas as escolas que já estão muito movimentadas”, comentou a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionília Bessa.

De acordo com a chefe do Departamento Geral de Distritos (DEGD), Selma Trindade, a mobilização para o Saeb é uma realização que já acontece nas escolas com os alunos e professores. “Todas as nossas escolas estão preparadas para o Saeb e nós acreditamos em um ótimo resultado, porque todas se envolveram, trabalharam e foram em busca de metodologias que favoreçam a aprendizagem dos nossos estudantes”, comentou a chefe do DEGD.

— — —

Texto – Érica Marinho/Semed
Fotos – Gisa Prazeres/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054