22/07/19 | 17:27
Servidores da DDZ Centro-Sul são contemplados com o Programa Manaus Itinerante

Aproximadamente 30 servidores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed)  receberam na tarde desta segunda-feira, 22/7, uma série de informações sobre a previdência social. O encontro, realizado na sede da Divisão, localizada no Bairro Cidade Nova, zona Norte,  foi direcionado para pessoas que estão ou não na eminência de se aposentar.

O momento faz parte das atividades do Programa Manaus Itinerante, do Fundo Único de Previdência de Manaus (Manausprev), desenvolvido nas unidades administrativas da rede municipal de ensino, em parceria com a Semed.

O evento envolveu gestores, administrativos, secretários escolares e  professores de diferentes idades. Na oportunidade, foi tratado sobre  as regras para concessão da aposentadoria expostas na lei 870/2005, que trata a legislação previdência para servidores efetivos da Prefeitura de Manaus.

Além das mudanças nas regras da aposentadoria trazidas por  emendas constitucionais, bem como particularidades do novo documento da previdência social que está em análise pelo poder legislativo em âmbito federal.

“Os segurados têm direito a aposentadoria por invalidez, compulsória, por idade e tempo de contribuição e por idade e os  dependes deles  têm direito a pensão por morte”, explicou Caio César Andrade, analista previdenciário e membro do Comité de Investimento do Manausprev durante  explanação da temática trabalhada.

Segundo a assistente social da DDZ Centro-Sul, Sandra Leite, a iniciativa veio ao encontro do trabalho de disseminação de informação sobre previdência que a Divisão realiza durante o ano.

“A maioria dos servidores têm muita dúvida com relação ao tempo serviço e ao tempo que falta se aposentar.  Por este motivo a discussão desta temática  vem calhar, porque além de trazer novas informações fortalece o trabalho que  fazemos”, disse .

Para a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei)  São Judas Tadeu, Ana Assunção, a iniciativa é importante tanto para servidores que estão na eminência ou não de se aposentar.

“Essa iniciativa é muito boa  porque recebendo essas informações de forma antecipada  a gente consegue se preparar e até levá-las  para os  amigos que estão pensando em se aposentar, que estão com alguma dúvida. Então acho uma iniciativa super relevante para todos”, comentou.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054