17/12/16 | 10:23
Servidores concluem cursos de idiomas pelo Programa Ampliando Horizontes

Divulgação/ DDPMA Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na noite desta sexta-feira, 16, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistrado (DDPM),  a formatura do Programa Ampliando Horizonte, que oferece formação de servidores da rede municipal de ensino nas áreas de língua inglesa e espanhola. Filhos e cônjuges de funcionários da secretaria também puderam participar do programa, que está em seu sétimo ano de trabalho.

Nessa última turma foram formados 21 alunos, que tiveram como foco, durante os três anos de duração do curso, o desenvolvimento da leitura, escrita e fala das línguas estrangeiras. As aulas são oferecidas duas vezes na semana, à noite, e são ministradas por professores, alguns mestres, da própria rede municipal de ensino.

Coordenadora do projeto, que já atendeu aproximadamente 300 alunos, desde o início em 2010, a professora Socorro Araújo falou sobre como a iniciativa é importante para quem participa do programa. “O curso tem por objetivo fundamental a valorização do servidor e não apenas uma valorização como instrumento de trabalho, mas pessoal também. Muitas vezes o servidor não pode vir, mas o curso atende o cônjuge, o filho, então é uma forma de valorização, mesmo que ele não seja o beneficiado direto”, explicou ela.

Aluna do curso de língua espanhola, professora da Educação Infantil, da Escola Municipal José Pio de Souza, Iris Barros de Souza, que trabalha na Semed há dez anos, afirma que poder participar desse tipo de formação é importante não apenas para o seu desenvolvimento profissional. “Quando eu me inscrevi eu era muito curiosa para aprender espanhol e poder me comunicar com outras pessoas, porque em Manaus recebemos muita gente de fora. Também quis estudar o idioma porque ainda pretendo fazer mestrado fora do país e isso vai me ajudar muito”, disse.Divulgação/ DDPM

O marido de Iris, Paulo Sérgio de Souza, também é outro beneficiado pelo programa. Profissional da área de Ciências da Computação, ele é aluno de uma das turmas do curso de Inglês e destaca como positiva a iniciativa da Semed. “O fato de serem professores qualificados, que falam fluentemente o idioma já dá uma segurança a mais para o aluno. Acho ótima essa iniciativa da Semed e, para mim, que preciso ler bastante em inglês, foi uma ótima oportunidade”.

Outra aluna que recebeu o certificado de conclusão de curso em língua inglesa foi Alexandra de Sales Medeiros, professora do projeto de correção de fluxo Acelera. Ela destaca que o fato do curso ser gratuito, em que o aluno precisa apenas pagar pelo material, é de grande importância para quem quer fazer um curso de idiomas, mas não tem condições financeiras de pagar. “Recomendo o curso para todas as minhas amigas e muitas delas, que não podiam pagar um curso particular para os filhos, encontram aqui essa oportunidade. Eu já fiz cursos fora e vejo que esse, realmente, é um curso de excelência e qualidade”, finalizou.

 

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Divulgação/ DDPM

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054