21/10/13 | 14:42
Semsa organiza 3ª Semana Municipal de Saúde Bucal

A Prefeitura de Manaus promove, de 29 de outubro a 1º de novembro, a 3ª Semana Municipal de Saúde Bucal. A abertura do evento vai acontecer no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na Avenida General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I, no dia 29, às 14h, com o tema ‘Construindo a Rede Integrada de Saúde Bucal’.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que a 3ª Semana de Saúde Bucal será dividida em dois momentos: programação científica direcionada para profissionais de Saúde Bucal que atuam nas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), e atividades de Educação em Saúde e oferta de serviços para a população em geral.

“A programação tem como objetivo promover a qualificação dos profissionais e orientar a população sobre a importância dos cuidados em saúde bucal, além de promover divulgação dos serviços disponíveis na Rede Municipal de Saúde”, explicou Melo.

De acordo com a gerente da Rede de Saúde Bucal da Semsa, a cirurgiã dentista Nara Esquivel, a programação científica acontecerá no auditório Dr. Eulálio Chaves nos dias 29 de outubro, das 14h às 18h, e 1º de novembro, das 8h às 17h, com abertura e encerramento da Semana de Saúde Bucal. Serão abordados os temas ‘Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF)’, com a participação do consultor Samuel Moysés, representante do Ministério da Saúde, e ‘Integralidade da Atenção na Rede de Saúde Bucal’, com o consultor Eugênio Vilaça.

Será realizada ainda palestra sobre o ‘Panorama de Saúde Bucal em Manaus’. “A programação vai reunir 600 profissionais, entre cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de consultório dentário da Semsa e da Semed. A meta é orientar os profissionais sobre as o panorama atual de Saúde Bucal e sobre os novos direcionamentos no setor em Manaus”, informou Nara Esquivel.

A gerência da Rede de Saúde Bucal também vai organizar exposição de 50 banners com as diversas experiências em Saúde Bucal organizadas por profissionais da Semsa.

A programação do evento vai incluir também, dias 30 e 31 de outubro, exposição no shopping Ponta Negra e no Stúdio 5, com divulgação dos serviços oferecidos na Atenção Primária e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Uma Unidade Móvel de Saúde Bucal estará posicionada no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, para atendimento à população na manhã de terça-feira, dia 29, e em horário integral nos dias 30 e 31. No dia 30 de novembro, haverá ainda ação educação em saúde na Casa do Idoso São Vicente de Paulo e na sede da ManausMed para atendimento ao servidor.

Serviços

A Prefeitura de Manaus oferta serviços odontológicos em 140 Unidades de Saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção em Saúde Bucal, promovendo atendimento de procedimentos básicos de assistência odontológica, ações educativas/preventivas; procedimentos coletivos em espaços sociais e escolas; e atendimentos de urgência.

Também são oferecidos atendimentos por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), responsáveis por realizar tratamentos especializados

como: Diagnóstico Oral e Cirurgia Oral Menor; Endodontia de dente permanente; Endodontia de dente decíduo; Periodontia; Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência; Odontopediatria – 0 a 3 anos; Ortodontia Preventiva; Prótese Dentária; Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular.

Departamento de Comunicação – SEMSA