30/10/13 | 11:01
Semsa dá início à 3ª Semana Municipal de Saúde Bucal

Com o tema “Construindo a Rede Integrada de Saúde Bucal”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início nesta terça-feira, 29, à terceira Semana Municipal de Saúde Bucal. O evento será dividido em dois momentos: programação científica direcionada aos profissionais de Saúde Bucal que atuam nas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), nos dias 29 de outubro e 1º de novembro; e atividades de Educação em Saúde e oferta de serviços para a população em geral de 29 de outubro a 1º de novembro. A gerência da Rede de Saúde Bucal também organizou a exposição de 50 banners com as diversas experiências em Saúde Bucal organizadas por profissionais da Semsa.

A abertura do evento aconteceu no auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e contou com a participação da representante do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas, Maria da Conceição Picanço; do representante da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Robson Vidal; do presidente do Sindicato dos Cirurgiões-dentistas do Amazonas, Allyson Soares; do consultor e sanitarista Eugênio Vilaça Mendes; da subsecretária de Gestão da Saúde, Lubélia Sá Freire; da diretora do Departamento de Redes de Atenção da Semsa, Angela Loureiro; e da gerente de Saúde Bucal da Semsa, Nara Esquivel.

De acordo com a subsecretária de Gestão da Saúde, Lubélia Sá Freire, a 3ª Semana Municipal de Saúde Bucal representa um momento de reflexão sobre as práticas de Saúde Bucal na Semsa. “A expectativa é de que esse evento seja uma grande troca de experiências para tentarmos encontrar a fórmula ideal para construção da Rede Saúde Manauara sob a ótica da Saúde Bucal, com melhores condições de trabalho para que os profissionais possam atender os usuários cada vez mais motivados e de forma cada vez melhor”, enfatizou a subsecretária.

A gerente da Rede de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã dentista Nara Esquivel, destaca que é muito importante reunir todos os 600 profissionais, entre cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de consultório dentário da Semsa e da Semed em torno da discussão de uma proposta para o modelo das Redes de Atenção Integrada que estão sendo implantadas no município. “Estamos terminando a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas do Distrito de Saúde Norte e mais um está em construção e ainda pretendemos aumentar em 50% a nossa cobertura assistencial nas Unidades de Saúde nos próximos anos”, disse Nara Esquivel.

A programação científica terá continuidade no dia 1º de novembro, das 8h às 17h, com o encerramento da Semana de Saúde Bucal, quando será abordado o tema “Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família (ESF)”, com a participação do consultor Samuel Moysés, representante do Ministério da Saúde.

A programação do evento também inclui, dias 30 e 31 de outubro, exposição no shopping Ponta Negra e no Studio 5, com divulgação dos serviços oferecidos na Atenção Primária e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Uma Unidade Móvel de Saúde Bucal estará posicionada no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, para atendimento à população na manhã de terça-feira, dia 29, e em horário integral nos dias 30 e 31. No dia 30 de novembro, haverá ainda ação de educação em saúde na Casa do Idoso São Vicente de Paulo e na sede daManausMed para atendimento ao servidor.

Serviços A Prefeitura de Manaus oferta serviços odontológicos em 140 Unidades de Saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção em Saúde Bucal, promovendo atendimento de procedimentos básicos de assistência odontológica, ações educativo-preventivas; procedimentos coletivos em espaços sociais e escolas; e atendimentos de urgência.

Também são oferecidos atendimentos por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), responsáveis por realizar tratamentos especializados como: Diagnóstico Oral e Cirurgia Oral Menor; Endodontia de dente permanente; Endodontia de dente decíduo; Periodontia; Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência; Odontopediatria – 0 a 3 anos; Ortodontia Preventiva; Prótese Dentária; Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular.

Os 300 profissionais de Saúde Bucal da Semsa realizam, em média, noventa mil atendimentos odontológicos básicos e especializados ao mês.

Programação: 

29/10/2013  

1. Programação Científica com as Equipes de Saúde Bucal: Abertura no Auditório Eulálio Chaves às 14h.

Palestras: Redes de Atenção à Saúde com o Dr. Eugênio Vilaça e Panorama da Atenção em Saúde Bucal no Município de Manaus – Realidade, Avanços e Perspectivas com a Dra. Nara Esquivel.

2. Atividades de Promoção e Prevenção em Saúde e atendimento odontológico curativo na Unidade Móvel estacionada no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola (Turno Matutino).

30/10/2013 

1. Programação Voltada à População: Lar São Vicente de Paula: Atividades de Promoção e Prevenção em Saúde (Roda de Conversa, Distribuição de Kits e Dinâmicas) às 9h e 15h – End.: Rua Jerônimo Ribeiro, 49 – São Raimundo;

2. Programação Voltada à População: Shoppings Ponta Negra e Studio 5: Divulgação dos Serviços Oferecidos pela SEMSA, Exposição de Banners com trabalhos realizados pelos profissionais SEMSA e Orientações quanto à Higiene Bucal e ao auto-exame para prevenção ao Câncer Bucal;

3. Atividades de Promoção e Prevenção em Saúde para os beneficiários na Manausmed.

4. Atividades de Promoção e Prevenção em Saúde e atendimento odontológico na Unidade Móvel, no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola(Turno Matutino). – Rua Gandu, 119 – Cidade Nova

5. Programação voltada à população: Clube do trabalhador SESI: Divulgação dos Serviços Oferecidos pela SEMSA, Exposição de Banners com trabalhos realizados pelos profissionais SEMSA e Orientações quanto à Higiene Bucal e ao auto-exame para prevenção ao Câncer Bucal. Início 19h

31/10 /2013  

1. Programação voltada à população:

Shoppings Ponta Negra e Studio 5 – Divulgação dos Serviços Oferecidos pela SEMSA, Exposição de Banners com trabalhos realizados pelos profissionais SEMSA e Orientações quanto à Higiene Bucal e ao auto-exame para prevenção ao Câncer Bucal;

2. Programação Voltada à População: Clube do trabalhador SESI: Divulgação dos Serviços Oferecidos pela SEMSA, Exposição de Banners com trabalhos realizados pelos profissionais SEMSA e Orientações quanto à Higiene Bucal e ao auto-exame para prevenção ao Câncer Bucal; de 9h às 18h.

3. Atividades de Promoção e Prevenção em Saúde e atendimento odontológico na Unidade Móvel, no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola(Turno Integral).

01/11/2013 

1. Programação Científica com as Equipes de Saúde Bucal: Auditório Eulálio Chaves das 08h às 14h.

Palestra com o Prof. Dr. Samuel Moysés.

2. Encerramento da III Semana Municipal de Saúde Bucal: Auditório Eulálio Chaves

Departamento de Comunicação – SEMSA