17/11/14 | 17:37
Mais de 200 estudantes participam de Seminário Final de Análise do Programa Ciência na Escola

Duzentos e trinta e cinco alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 23 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão participando do Seminário Final de Avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE). O evento acontecer nos dias 17 e 18, das 8h às 17h, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.

O encontro é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e reúne um total de 146 projetos, sendo 47 da Semed.

Segundo a coordenadora do PCE na Semed, Socorro Freitas Gonçalves, a secretaria tem uma parceria com a Fapeam desde 2008, com um total de 187 projetos desenvolvidos em todas as áreas de conhecimento, que vão desde a língua portuguesa até artes. Para ela, o seminário é uma oportunidade do município mostrar os trabalhos executados pela comunidade escolar da rede.

“Nossos alunos da educação básica estão participando do encerramento, que é o seminário de avaliação final do PCE. Foram seis meses de pesquisas realizadas no âmbito da escola, onde eles defendem a pesquisa científica em forma de seminário e, em outro momento, por apresentação por meio de banner. É uma mostra pública, é um compromisso, é um momento de socialização do que foi desenvolvido na pesquisa dentro do âmbito da escola”, comentou.

A coordenadora geral do PCE da Fapeam, Maria de Fátima Viana Nohak, explicou sobre a participação da rede pública de ensino e o aprendizado dos alunos na realização de projetos científicos em prol da própria comunidade escolar e no âmbito geral.

“Nesse momento, o cientista júnior, que é o aluno, e o coordenador de projetos têm a oportunidade de mostrar uns para os outros, o que desenvolveram de forma estruturada e acabada nos projetos. Isso é um momento importante, em que é mostrado para uma comissão avaliadora para que o projeto tenha mais avanço nas pesquisas. O que se avalia é a qualidade técnica dos trabalhos nesse seminário”, comentou.

Projetos

Com os projetos “Língua inglesa”, “Recepção do texto literário para alunos do 9º ano” e  “As bolas das Copas do Mundo”, a Escola Municipal São Francisco, localizada na Costa do Tabocal, Rio Amazonas – zona Ribeirinha, é uma das participantes do seminário com 40 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Para aluna do 6º ano matutino, Letícia Nascimento de Souza, 12, que faz parte do projeto “Língua inglesa”, afirmou que o aprendizado foi muito grande, pois ela não sabia nada da disciplina.

“Aprendi várias coisas sobre inglês, porque nunca tinha aprendido antes. Nosso professor nos ensinou e agora gosto muito do idioma. Nós fizemos toda uma pesquisa em livros e na internet para depois reunir com os outros colegas do 1º ao 5º ano e falar sobre o inglês. O bom de tudo é que todos aprenderam e a gente explicava para eles sobre qualquer dúvida do assunto”, revelou.

A professora Alessandra Tomé Campos, da Escola Municipal Maria Auxiliadora Santos Azevedo, no bairro João Paulo 2, zona Leste, idealizadora do projeto “As contribuições do uso de blogs para o desenvolvimento da leitura e escrita”, explicou os resultados obtidos com os alunos da escola no seminário final do PCE.

“O projeto surgiu da necessidade dos alunos de dominar o uso correto da língua portuguesa. Com uso das mídias, como facebook e whatsapp, os alunos têm a tendência de tornar as mesmas muito defasadas. O projeto veio com a ideia de contribuir com a melhoria da leitura e escrita. Nós pensamos em usar a ferramenta blog, algo muito presente no dia a dia dos alunos. Na sala de aula, desenvolvemos temas relevantes, onde a partir das discussões, foram feitas visitas externas para depois  se construir os textos, de acordo com a vivência in loco dos alunos sobre os problemas.”, citou.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pelo governo do Estado via Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e Fapeam em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio que desenvolvem projetos de pesquisa em escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/ 98842-1188