17/08/12 | 13:52
Seminário debate gestão estratégica na educação pública
O III Seminário Municipal de Gestão reuniu professores, pedagogos e diretores das escolas municipais em um debate sobre a gestão estratégica na educação pública.
 
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na manhã de hoje (17), o III Seminário Municipal de Gestão, que este ano teve o tema ‘Novos contextos de gestão: gestão estratégica’. O evento reuniu professores, pedagogos e diretores das escolas municipais no Auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em um debate em torno da temática.
Foram realizadas duas palestras. A primeira com o Mestre em Educação Raimundo Sidnei Campos em seguida com o Professor de gestão estratégica Flávio José Guimarães. Ambos palestraram por cerca de 20 minutos e logo após os presentes puderam interagiram fazendo perguntas.
O professor Helivan Dantas, Diretor do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal, diz é que importante participar do evento para buscar aperfeiçoamento.
“Hoje tudo passa pelo planejamento. A melhora do nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi fruto de um planejamento. Sem planejamento não há sucesso pedagógico. No meu caso, que dirijo uma escola de alunos especiais o planejamento é mais complexo porque tem que ser específica para cada deficiência”, disse.
Para a Chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento, Núbia Socorro Breves, uma das organizadoras do evento, em dois anos o seminário já se mostrou eficaz e proporcionou às escolas conhecimento organizacional e de planejamento.
“Já avançamos muito, principalmente em relação ao cumprimento do PPP (Projeto Político Pedagógico) que hoje é uma realidade em 90% das escolas, além disso, crescemos também na organização do painel escolar que hoje está mais informativo. A prova disso é que ano passado 47 escolas concorreram o prêmio de gestão e este ano estão concorrendo 102”, observou.