17/08/17 | 10:38
Semed vai utilizar drone para dinamizar mapeamentos da rede municipal de ensino

Serviços como medição de escolas, relatórios fotográficos e de engenharia poderão ser realizados pela equipe de Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com mais dinamismo em pouco tempo. Com o novo drone, modelo Phanton 4 Pro, adquirido pela Semed, trabalhos que levariam meses para serem finalizados, poderão ser feitos, a partir de agora, em algumas semanas.

A nova aquisição será utilizada para a realização de serviços como a implantação de equipamentos escolares novos em comunidades ribeirinhas, utilização para o estudo de dimensão populacional no entorno de espaços para futuras instalações, compatibilização da distância entre as unidades de ensino municipais e estaduais para remanejamento de matrícula e monitoramento de todas as áreas com demandas de vagas ociosas.

O subsecretário de Infraestrutura e Logística da Semed, major Thiago Balbi, destacou que o equipamento vai trazer modernidade e agilidade ao trabalho de geoprocessamento que a Semed já realiza.

“Com o drone poderemos fazer levantamentos topográficos e de terrenos, onde é possível construir novas escolas com mais modernidade e agilidade. O tempo de medição de um terreno, que levava até uma semana, com o novo drone poderá ser feito em apenas algumas horas do dia”, destacou.

O subsecretário de Administração e Finanças da secretaria, Bruno Guimarães, acredita que a aquisição do equipamento vem para ajudar na oferta de uma educação básica de qualidade, usando a tecnologia como aliado nesse processo.

“A aquisição desse equipamento vai nos proporcionar maior agilidade e assertividade nos números. Com isso, vai fazer com que possamos avançar mais na definição das nossas construções e ampliação da rede”.

O geógrafo, especialista em geoprocessamento e analista em aerofotogrametria da Semed, Charles Silva de Araújo e que comanda o drone, destaca que a aquisição do equipamento trará dinamismo aos trabalhos.

“A aquisição do equipamento próprio nos dará a possibilidade de treinar novos funcionários com maior agilidade, e ter duas equipes trabalhando em lugares distintos, ou seja, um avanço bem melhor”, contou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054