27/03/12 | 17:23
Semed vai inaugurar 1º Centro de Inclusão Digital Indígena

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugura nesta quarta-feira (28), o 1º Centro de Inclusão Digital Indígena, na comunidade Tikuna, localizada no Bairro Cidade de Deus. As aulas serão realizadas no próprio centro cultural da comunidade, que está sendo preparado para receber os equipamentos.

Ao todo, 10 computadores com acesso a internet serão utilizados para a realização das atividades. A Semed vai disponibilizar também um profissional da Gerência de Tecnologia Educacional para ministrar as aulas.

Segundo a Chefe da Gerência de Educação Indígena, Socorro Lima, a iniciativa da Semed visa a inclusão social dos indígenas. Ela lembra que eles já estudam inglês e espanhol e que faltava somente acesso ao conhecimento de informática.

“A inclusão social hoje, perpassa pela inclusão digital e o aprendizado das línguas, ou seja, o conhecimento de forma geral. Eles (índios) estão em busca dessa inclusão social, porque na visão deles não precisa deixar de ser indígena para ser cidadão e nem precisa deixar de ser cidadão civil para ser indígena”, afirmou.

Programação

A cerimônia de inauguração do 1º Centro de Inclusão Digital Indígena começa às 14h e terá algumas particularidades. O hino nacional será cantado em português e também na língua Tikuna. Em seguida terá a apresentação do Grupo Cultural Wochimaucu, composto por moradores da comunidade.

Estarão presentes no evento o Secretário de Educação, Mauro Lippi, representantes da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Funai.

 

Semed Inaugura 1º Centro de Inclusão Digital Indígena

Data: 28/03/2012

Hora: 14h30

Local: Rua São Salvador, nº 100 – Bairro Cidade de Deus