13/05/15 | 18:01
Semed reúne profissionais de Serviço Social para debater desafios e perspectivas da área

Na próxima sexta feira, 15, será o dia do Assistente Social. Em comemoração e data e com gesto de valorização a estes profissionais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu uma palestra abordando os desafios e perspectivas do serviço social no século 21. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A palestra faz parte das atividades desenvolvidas pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor/Serviço Social (GDS). A chefe do setor, Lúcia Regina Silva, explicou a importância da palestra e do encontro.

“Desde a gênese do serviço social, em 1930, e a regulamentação no Brasil que aconteceu somente em 1962, nós enfrentamos diversos desafios. Pensando nisso, realizamos este encontro para refletir sobre esta prática profissional, sobre os desafios que nos são colocados diariamente e sobre as novas perspectivas da profissão”, ressaltou.

Lucia destacou ainda um dos desafios existentes na área de atuação dos profissionais, na Semed. “Um dos nossos desafios é modificar o olhar de algumas pessoas que não sabem o verdadeiro papel do profissional dentro da sociedade. Nós, assistentes sociais, viabilizamos direitos, contribuímos para que as pessoas tenham seus direitos respeitados e cumpridos. Orientar, elaborar projetos voltados na área da saúde do servidor é o nosso principal objetivo e função na secretaria”, destacou.

As problemáticas da profissão, os novos e possíveis métodos de atuação dentro da profissão, na educação, foram os principais enfoques abordados pela palestrante do evento, assistente social e professora mestre, Lilian da Silva Gomes. A educadora parabenizou a secretaria pela iniciativa e disse que com este momento tanto a Semed, quanto os próprios assistentes sociais são beneficiados.

“Com este encontro, o profissional terá a possiblidade de abrir o espaço para colocar suas sugestões, propostas e dúvidas relacionadas à área do serviço social, no ramo da educação. E com isto, a Semed e seus profissionais só têm a ganhar, pois há inúmeros pontos que precisamos debater e discutir”, descatou a mestre.

Atualmente, a Semed possui 45 assistentes sociais, lotados em DDZs, creches, nos Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasps), no Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE), na Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) e na GDS/Semed.

Para assistente social, Sandra Helena, que atua na Divisão Distrital Zonal Centro-Sul (DDZ 4), o encontro foi relevante para socializar conhecimento e demonstrar que a secretaria está reconhecendo a atuação dos assistentes sociais.

“Este momento é importante para nós, porque demonstra que a secretaria está reconhecendo o trabalho realizado por nós assistentes sociais. É importante também porque nos dá oportunidade de conhecer outros colegas, de trocar experiências e aperfeiçoar a nossa atuação”.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054