17/07/19 | 18:04
Semed reúne gestores do projeto ‘Comunidade de Aprendizagem’ para realização de oficinas com os pais

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da subsecretaria de Gestão Educacional, realizou na tarde desta quarta-feira, 17/7, uma reunião com os gestores dos sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das duas escolas mistas que fazem parte do projeto “Comunidade de Aprendizagem: Formando Educadores da Infância e Família na Perspectiva da Educação Integral”. O objetivo foi definir o alinhamento da realização de oficinas sobre o projeto com os pais dos alunos, que deve ocorrer este mês e em agosto, de acordo com o calendário de cada unidade.

Em mais uma etapa do projeto, o encontro foi realizado na Gerência de Educação Educacional (GTE) da Semed. Já foram realizadas oficinais com os gestores do projeto piloto, que posteriormente trabalharam com os professores, e agora a meta é atingir os responsáveis dos alunos. O encontro teve a participação da equipe de governança, formado por representantes da Gerência de Educação Indígena, Divisão de Educação Infantil (DEI), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e Gerência das Creches Municipais.

O projeto foi apresentado dentro do Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (APPI), pela secretária da Semed, Kátia Schweickardt, e pela subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano. A formação, sem custo aos cofres públicos, envolveu seis cidades, entre elas Manaus, e aconteceu por meio do apoio da Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, em parceria com as fundações Itaú Social, Lemann, Maria Cecília Souto Vidigal e Getúlio Vargas.

A subsecretaria de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, destacou mais uma etapa do projeto, que agora busca mostrar o trabalho para os pais e responsáveis, essencial para alcançar os objetivos em sala de aula com os alunos.

“Hoje nós realizamos mais uma etapa do projeto, e está dentro do programa das politicas públicas para a infância realizada pela Semed. Esse projeto tem várias etapas, nós realizamos uma reunião com os gestores para as orientações com relação às oficinas de formação com os pais”, disse.

Para diretora Marly da Silva Carvalho, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ismail Aziz, localizada na BR 174, Km 2,5, zona Rodoviária, que realizou a oficina com os professores da escola, agora com os pais será importante para o processo de aprendizagem dos alunos.

“Estamos bem esperançosos e confiantes de conseguir com que os pais se responsabilizem mais com a educação de suas crianças. Os responsáveis precisam acompanhar os filhos em todo seu desenvolvimento, no que diz respeito à base na educação infantil”, alertou.

A diretora Iolene da Silva Xavier, do Cmei Tenente Roxana Pereira Bonesi, no Mutirão, bairro Novo Aleixo, zona Norte, considera fundamental a sequencia do trabalho da escola em casa com a família dos alunos.

“Esta reunião é para construirmos estratégias voltadas para que possamos implementar de fato o engajamento da família na escola. Vai ser de suma importância, porque os pais vão acompanhar de perto, participar da construção da educação de suas crianças na escola”, disse.

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054