17/05/18 | 15:47
Semed reúne assistentes de alfabetização que vão atuar na rede municipal de ensino

Os cerca de 350 voluntários selecionados para atuarem no programa Mais Alfabetização, que está sendo implantado na Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 2018, participaram do evento de acolhida na manhã desta quinta-feira, 17/5, no auditório da Semed, localizado na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque 10. O objetivo desse encontro foi de apresentar aos futuros Assistentes de Alfabetização a estrutura da secretaria, os recursos disponíveis e suas atribuições.

O programa Mais Alfabetização foi instituído pela portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 142, de 22 de fevereiro de 2018 e veio com o objetivo de fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática dos estudantes nos 1º e 2º ano do ensino fundamental. Na Semed, funcionará em 274 escolas, atendendo aproximadamente de 45 mil alunos.

A Subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, lembrou que, lado a lado a importância de alfabetizar a crianças a partir dos 6 anos, está a o lúdico como fator fundamental na Educação. “Precisamos fechar a torneira aqui na base. É preciso que o estudante saia lendo no primeiro ano e é pra isso que a gente tá contando com esse exército. Estaremos dando todo apoio necessário”.

A chefe da Divisão de Apoio a Gestão Educacional (Dage), Jussara Marques, fortaleceu o apoio e destacou o entusiasmo de todos da secretaria em levar esses assistentes às escolas e ressaltou a preparação dos selecionados.

“Estamos aqui com assistentes que vão fortalecer o processo de alfabetização nos anos iniciais. Ao todo, foram selecionados 1500 assistentes, considerando o cadastro de reserva, para o caso de necessidade de substituição”.

Para a pedagoga Marly Machado, uma das selecionadas, que já trabalhou por um ano no letramento do Mais Educação, essa é mais uma excelente iniciativa. “Tô achando excelente poder contribuir com a Educação. É algo primordial para as crianças poderem se tornar cidadãos futuramente”.

Soma de esforços

Em 2018 a Semed tem como tema o combate ao analfabetismo, vindo o Mais Alfabetização somar as demais ações da Semed para erradicar o problema, como a Gestão da Alfabetização, desenvolvida em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e com aporte financeiro do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) e o programa federal Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Além desses programas, a secretaria monitora bimestralmente, através da Gerência de Documentação e Auditoria Escolar (GDAE), a frequência escolar e o conteúdo ministrado em salas de aula, realizando avaliações três vezes ao ano para acompanhar o aprendizado dos estudantes e elaborar políticas e planos de intervenção.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos/ Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054