03/07/13 | 11:25
Semed resgata Fanfarras escolares

O Projeto “Fanfarras Escolares” resgatará a tradição das escolas municipais de Manaus com a implantação de aproximadamente 50 bandas na rede de ensino, entre Fanfarras Simples e Banda Marcial.

O primeiro passo do projeto começa na segunda-feira, 08, com a pesquisa de quais escolas municipais têm interesse em ter sua própria fanfarra ou unidades que têm instrumentos para o desenvolvimento da musicalidade. Considerado um trabalho de educação musical e social, que envolverá crianças e comunitários a partir dos 8 anos de idade, o projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro Municipal de Arte-Educação Aníbal Beça, bairro São José III, zona Leste da cidade.

Segundo o diretor do Centro Cultural Aníbal Beça, Jorge Farache, o projeto das fanfarras ficou 10 anos paralisado, mas a atual gestão da secretaria retomará com uma nova filosofia e com apoio necessário para prestar auxilio aos talentos que estão ocultos nas comunidades.

“Estamos muito empolgados com esse trabalho que não é só musical, mas de inclusão social, que faz com que as crianças permaneçam mais tempo na escola. Antes era desenvolvido para 21 escolas, mas hoje, o Pauderney deseja que passe esse atendimento para mais 50 escolas”, contou Farache.

Jorge Farache disse, ainda, que o projeto fará parte da disciplina de arte, que consta na lei de obrigatoriedade do ensino de música. “A musicalidade traz disciplina, onde o aluno fica mais organizado, disciplinado nos seus horários, passa a ouvir e falar mais, além de ser uma pessoa mais crítica. Isso faz com que ele se torne um aluno mais atuante na escola”, relatou.

A Semed disponibilizará os instrumentos e buscará a contratação de instrutores para a implantação do projeto. Para isso, a compra dos equipamentos entrará em processo de licitação para a compra do material e a verba será proveniente, parte do município de Manaus e parte do Governo Federal, por meio do Programa Mais Educação.

Com este projeto, a secretaria planeja realizar o Desfile Escolar Cívico Municipal, em comemoração a semana da Pátria e do Amazonas, que deverá ocorrer na zona Leste da capital, com a presença das fanfarras já existentes na rede municipal de ensino.