30/03/12 | 17:01
Semed reinaugura Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues

“É como se estivéssemos fazendo aniversário e ganhando um grande presente ”. A frase citada pelo Líder Comunitário do Val Paraíso, Edson Brother, ilustra bem a sensação tida pelos moradores daquela comunidade da zona leste da cidade, na manhã de hoje (30), quando a Prefeitura de Manaus reinaugurou a Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues. Além disso, foram inaugurados dentro das dependências da unidade de ensino um Telecento e uma Biblioteca Polo.

A escola, que não recebia reparos há mais de 10 anos, foi totalmente reformada e equipada. O aspecto de abandono e de depredação que o prédio se encontrava deu vez a um lugar limpo, pintado,organizado, com equipamentos novos, como: carteiras e computadores.

A Diretora, Cléia Ribeiro, chamou de estágio terminal as condições físicas que a escola se encontrava. Ela recorda que os muros estavam pichados, as vidraças quase todas quebradas e a falta de condições adequadas causavam uma grande desmotivação tanto de professores quanto de alunos. Mas, com ela mesmo disse, a tristeza deu lugar à alegria. Hoje, ao falar da escola a diretora sorri.

“Eu digo que a escola só não estava sem vida porque tinham pessoas trabalhando e estudando aqui. Hoje é diferente, a escola enche os olhos. Nós entramos e ficamos felizes”, falou.

A aluna Helen Soares, 13, que vai cursar o 9º ano em 2012, lembra como a escola era antes da reforma. Ela conta que não tinha nem vontade de estudar de tão feio que o lugar era.

“Era tudo pichado, sem forro, com as carteiras quebradas, era muito esquisito. Agora ficou muito bonita, tanto que nos estimula a estudar”, disse.

Promessa cumprida

Em seu discurso na solenidade de reinauguração da escola, o Secretário de Educação, Mauro Lippi, lembrou que foram exatos seis meses entre a promessa da Prefeitura de Manaus de reformar a escola até o cumprimento dela.

“Há exatos seis meses eu vim aqui para  atender um apelo da comunidade. Eu me lembro como se fosse hoje, das mães dizendo que a Prefeitura tinha abandonado o bairro. Naquele dia eu saí daqui e fui direto ao encontro do prefeito para repassar essas informações. Na ocasião ele me disse: corra porque você está atrasado e a comunidade tem razão. De imediato começamos a reconstrução dessa escola que, graças a Deus entregamos hoje”, explicou.

Novidades

Além de 11 salas de aula climatizadas, refeitório, diretoria, sala de professores dentre outros, agora a escola vai contar com um Telecentro e uma Biblioteca Polo. Os Telecentros são espaços digitais com computadores onde alunos e comunitários terão acesso à internet e pesquisas onlines. Na Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, serão 12 computadores que vão atender essa demanda.

“Agora os pais não terão mais preocupações de os filhos irem para lan houses, já que a escola oferece internet e pesquisa de graça”, disse o Secretário Mauro Lippi.

A Biblioteca Polo da escola está equipada com um acervo de mais de três mil livros, além de obras digitais e também será aberta à comunidade.

Com a reinauguração da Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues a prefeitura chega ao número de 254 escolas entre construídas e reformadas na atual gestão.