26/11/14 | 17:13
Semed recebe menção honrosa no 13° Encontro Nacional de Aleitamento Materno

As atividades desenvolvidas na Semana do Aleitamento Materno e Alimentação Suplementar Saudável e o título de Amiga da Criança às creches municipais em 2014, renderam menção honrosa à Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante o 13° Encontro Nacional de Aleitamento Materno e 3° Encontro Nacional de Alimentação Complementar, que reuniu entidades ligadas à saúde, pela primeira vez em Manaus, na manhã desta quarta-feira, 26, no Studio 5, na abertura dos encontros.

Durante o evento, professores e gestores das creches da Semed expuseram, em um stand, os trabalhos desenvolvidos e as experiências exitosas. A diretora da creche Magdalena Arce Daou, Luciene de Paula, contou que após a Semana do Aleitamento, foram promovidas palestras sobre o tema aos pais e implementadas, diariamente, na merenda escolar frutas e legumes. Segundo ela, as crianças deixaram de lado os biscoitos e refrigerantes e passaram a comer batata, couve, tomate, entre outros itens saudáveis.

“As crianças começaram a conhecer os alimentos saudáveis, perceberam o gosto e a aceitação deles foi ótima. Então, o complemento da alimentação pós-amamentação se tornou mais fácil. Foi melhorado também o índice de peso deles e o crescimento após o projeto. Para as mães, fizemos palestras e workshops para que elas fizessem a implementação do complemento alimentar em casa, não só com as papinhas e leite, mas com frutas e verduras que ajudam no crescimento e desenvolvimento das crianças”, explicou.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, representou a pasta no evento. Ela diz que amamentar é um ato de amor que tem sido incentivado nas creches da Semed. “Nós estamos muito felizes por participar deste evento. Nossa parceria com a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) nas creches tem o sentido de sensibilizar e conscientizar as mães sobre a importância da amamentação. O aleitamento materno além de ser um ato de cuidar, é um ato de defesa da vida, um ato de amor, porque com um bom aleitamento, as crianças terão um melhor desenvolvimento e terão, consequentemente, melhores condições de vida”, disse.

A Semed montou, também, uma sala idêntica aos espaços das creches municipais para que os pais pudessem deixar seus filhos, durante as oficinas e palestras do evento.

Apresentação musical

No intervalo dos debates do 13° Encontro Nacional de Aleitamento Materno, a Semed fechou sua participação no evento com a apresentação das crianças da Creche Eliana de Freitas, que interpretaram o musical ´Taças Divinas Nutrindo com Amor´, pelo qual foi destacada a importância de se comer produtos naturais.

A gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, frisou que a apresentação chamou a atenção dos pais e ensinou as crianças sobre os males ao se consumir produtos industrializados como refrigerante, salgadinhos e achocolatados. “Uma boa alimentação ajuda no desenvolvimento cognitivo, psicológico, afetivo, motor, entre outros. Se as crianças aprendem sobre alimentação saudável, irão rejeitar alimentos que não são saudáveis. Se elas aprenderam isso, elas levarão para casa e sua rotina familiar”, afirmou.

Texto: Thiago Botelho

Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054