20/10/15 | 16:25
Semed recebe doação de 400 exemplares do livro ‘Amazônia Paraíso das Águas’

RA - 20-10-15 - Semed recebe 400 livros (1)A Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu a doação de 400 exemplares do livro “Amazônia Paraíso das Águas”, da concessionária Manaus Ambiental, na manhã desta terça-feira, 20, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, da secretaria. A solenidade contou com a presença de representantes da concessionária, gestores, assessores pedagógicos, professores e representantes das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed.

A obra vai atender 224 bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de todas as zonas geográficas da cidade. Na oportunidade, bibliotecários de cada divisão educacional representaram as unidades de ensino na solenidade de entrega dos livros.

O livro ‘Amazônia Paraíso das Águas’, de autoria Truda Palazzo Júnior, vice-comissário do Brasil junto a Comissão Internacional da Baleia (CIB), foi patrocinado pela Manaus Ambiental, por meio da Lei Rouanet, Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

RA - 20-10-15 - Semed recebe 400 livros (9)De acordo com a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, a obra é o resultado de uma pesquisa ambiental, que servirá de fonte de pesquisa aos alunos da rede sobre a temática Amazônia. Ela ressaltou que apesar de todo advento da tecnologia, das mídias eletrônicas, nada substituirá o livro como principal fonte de produção de conhecimento e as bibliotecas como espaços de reflexão e formação de cidadania.

“Estamos vivendo um período difícil na cidade de Manaus, com problemas climáticos graves, devido essa seca causada pelo El Niño. Esse livro é um trabalho de pesquisa sobre nossa realidade, onde vivemos numa região cercada de água, em que cuidar dela significa cuidar da vida. Temos a possibilidade de estarmos revitalizando nessa crise todo o acervo de nossas bibliotecas”, explicou.

A analista de responsabilidade social da Manaus Ambiental, Sheila Aquino, disse que a doação dos livros tem um significado muito relevante para empresa, pois oportunizará aos alunos do município a chance de conhecer um livro que relata a importância da Amazônia.

RRA_0105“Para a Manaus Ambiental é muito importante esse momento. Para nós é enriquecedor, porque contribuirá para o estudo de mais de duzentas escolas da rede municipal. A obra vai ajudar no conhecimento das crianças e adolescentes que estão com essa fome de saber. A educação ambiental é um dos fatores primordiais da atualidade. Para Manaus Ambiental fazer esse tipo de ação é um prazer”, completou.

Segundo a bibliotecária Tatiane Santos Cruz, da Escola Municipal Arthur Engrácio da Silva, localizado no bairro Nova Floresta, zona Leste, o livro vai somar ao acervo de pouco mais de três mil exemplares. Para ela, os 630 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da escola vão ganhar muito com a mais essa nova fonte de conhecimento.

“O livro em si representa a importância do conhecimento, o despertar para a leitura e a imaginação dos alunos. Ele vai compor o acervo amazônico, o que representa mais uma riqueza da região. A solenidade é importante, mas a atividade direta será exercida na biblioteca, em sala de aula, com incentivo e acompanhamento do professor”, explicou.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054