08/02/11 | 11:20
Semed recebe 15 toneladas de banana para merenda escolar

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu, nesta segunda-feira (7), 15 toneladas de banana provenientes da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc).  A fruta será utilizada na merenda escolar dos cerca de 225 mil alunos da rede municipal de ensino.

A Asproc é uma das oito associações contempladas na chamada pública feita pela Prefeitura de Manaus, no ano passado, para fazerem parte do “Programa Agricultura Familiar” do Governo Federal, que disponibiliza 30% da verba federal destinada à alimentação escolar do município para incentivo a produtores rurais. “É uma oportunidade de renda para os ribeirinhos de nosso município. Nós produzíamos mas não tínhamos como comercializar, pelo fato de Carauari estar longe cerca de sete dias de Manaus”, disse o Presidente da Asproc, Adevaldo Dias.

Ainda segundo Adevaldo Dias, o Programa Agricultura Familiar gera renda para cerca de 350 Produtores Rurais de Carauari que fazem parte da associação. “Hoje nós não precisamos mais sair de nossa cidade para termos oportunidade de renda”.

O Gerente de Controle de Qualidade da Semed, Leís Batista, explica que, ao chegar, a mercadoria passa por uma análise de qualidade e depois é repassada para as escolas. Essa remessa vai atender a demanda dos primeiros meses do ano. Em breve, a Semed vai lançar mais um edital de chamada pública para aquisição de outros gêneros alimentícios.