14/11/13 | 16:48
Semed realiza Workshop voltado ao PAA

Nesta quinta-feira, 14, a secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Ensino Fundamental, realizou o 1º Workshop com tema Interdisciplinaridade e integração de saberes em classes de Aceleração da Aprendizagem, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.

O evento foi destinado às escolas e educadores que trabalham com Programa Aceleração da Aprendizagem – PAA. Ao todo, participaram 123 unidades educacionais e 155 professores de todas as Divisões Distritais Zonais da secretaria.

A atividade teve como propósito promover um espaço de reflexão sobre a interdisciplinaridade no contexto das classes do PAA, apresentar aos educadores das classes uma nova postura diante do conhecimento, além de suscitar uma mudança de atitude em busca do contexto do ser como pessoa integral.

No decorrer da ação houve palestra da mestra em educação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pedagoga da Semed, Maria Quitéria. Além disso, houve relatos de experiências de professores que desenvolvem projetos voltados ao PAA em suas respectivas escolas.

Outro ponto forte do Workshop foi a socialização de 155 portfólios confeccionados por professores desde o início do ano letivo, sobre a orientação da assessoria pedagógica do Programa, com o objetivo de desenvolver a habilidade para avaliar os seus trabalhos e desempenhos, além de oportunizar um registro do trabalho realizado por eles.

“O principal objetivo deste dia é socializar práticas interdisciplinares da classe de aceleração e, também, mostrar os resultados realizados em relação ao PAA, no decorrer do ano de 2013”, explicou  Klecia Maia, coordenadora do PAA na Semed.

A professora da escola Thomás Meirelles, Marcia Marinho, avaliou o evento. “Vejo esta atividade como uma forma de apresentar o trabalho que desenvolvo em sala de aula, e me sinto valorizada com isso”.  

O PAA É um programa destinado a regularizar o fluxo escolar dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com distorção idade/ano, oriundos do 2°, 3° e 4° ano, na faixa etária de 10 a 14 anos.