26/08/15 | 8:39
Semed realiza workshop voltado à educação especial

IMG_0049A Secretaria Municipal Educação (Semed) começou, nesta terça-feira, 25, um workshop voltado à educação especial. A atividade conta com a participação de 28 escolas, além da participação de familiares e alunos com deficiência atendidos na rede municipal de ensino. O evento é realizado, no Centro de Convenções do Plaza Shopping, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 28. A cada dia, oito escolas terão espaço para expor seus trabalhos desenvolvidos dentro da educação especial.

No workshop serão apresentados cartazes, estandes e banners ressaltando o histórico e as ações desenvolvidas nas escolas da Semed, além de recursos pedagógicos adaptados pelos professores que trabalham nas salas de aula e outros espaços que atendam a alunos com deficiência dentro da estrutura da secretaria.

IMG_0031De acordo com gerente de Educação Especial da Semed, Reni formiga, o evento faz parte das ações que a secretaria realiza durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e consiste em divulgar o trabalho pedagógico direcionado para este público.

“Este evento é alusivo a Semana da Pessoa com Deficiência. Durante a atividade, serão expostos diversos trabalhos e ações direcionadas aos alunos com deficiência da rede, por meio de jogos adaptados que desenvolvem, principalmente, as disciplinas de língua portuguesa e a matemática, para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento como um todo destes alunos”, explicou a gerente.

Reni observou, ainda, o saldo positivo do evento. “Sabemos da dedicação e o comprometimento das escolas. E estamos felizes pelo envolvimento, participação e pela coragem delas em mostrar a toda sociedade os desafios de trabalhar com a educação especial”, observou.

IMG_0022Na abertura que aconteceu nesta terça-feira, 25, uma das escolas que participou foi o Centro de Municipal Educação Infantil (Cmei) Felix Valois. Durante o evento, foram apresentados cerca de 30 brinquedos utilizados em sala de aula, feitos com materiais reaproveitáveis como papelão e garrafas pet. Quem apresentou os jogos foi a professora da sala de recurso da unidade, Débora Ramos. Ela destacou o workshop como uma ideia inovadora.

“Porque põe em evidência as ações que muitas vezes são desconhecidas, e alternativas viáveis de ensino destinadas ao público da educação especial. Até mesmo, é útil para trocarmos experiências e mostrar ideias que estão dando certo. Neste sentido, vejo este evento como algo novo e que pode contribuir muito para o trabalho da educação especial na Semed”, destacou.

IMG_0019Para a dona de casa Rosejane Matos, mãe do aluno Pedro Lucas, que possui paralisia cerebral, o momento também foi importante para os alunos. “Esta atividade não é importante só para as escolas que estão tendo a chance de mostrar seus trabalhos, mas também para os alunos, porque dá a eles a oportunidade de virem a público mostrar suas habilidades. Trabalha a capacidade, talento e a autoestima”, salientou.

Durante a abertura, houve ainda a apresentação cultural de alunos da Escola Municipal Rodolfo Valle e do aluno Luiz Felipe, que é atendido pelo Complexo Municipal de Educação Especial (Cmee) da Semed. Ao final, houve a entrega de medalhas para todas as escolas que participaram do primeiro dia do workshop. E no dia 28 haverá a entrega de premiações às escolas que se destacarem com seus trabalhos expostos.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054