10/07/13 | 14:42
Semed realiza Workshop preparatório para IV Conferencia Infantojuvenil do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira, 10, professores do 6º ao 9º ano participaram do Workshop preparatório para a IV Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente que será realizada em âmbito nacional em diferentes datas, deste ano. A atividade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante o evento foram feitos esclarecimentos sobre a Conferência por meio de painéis, plenárias, apresentações de vídeos, regulamentos e da proposta do Coletivo Jovem para o Projeto de Educomunicação. Além disso, houve a palestra ministrada pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Nelinton Marques da Silva, que abordou o tema ‘Escolas sustentáveis e seus sistemas’. A ação foi coordenada pela Divisão de Ensino de Fundamental (DEF), da Semed.

“Este momento é uma abertura de diálogo, com  professores, a fim de fazê-los vivenciar o processo da Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente trabalhando o seu passo a passo  para que, posteriormente, possam efetivar em suas escolas”, explicou a assessora de educação ambiental da DEF, Angela Amorim.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada de 25 a 29 de novembro, em Brasília, e terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. O objetivo é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

O Subsecretário de Gestão Escolar, Deusamir Pereira, afirmou que o meio ambiente tem que ser mais discutido e que este evento, de nível nacional, é uma oportunidade para alunos, pais e professores debaterem o tema.

“Precisamos trazer à tona discussões e propostas que tornem nossos alunos e a sociedade mais consciente e responsável pelo meio ambiente. Hoje, começamos uma fase deste processo, pois amanhã começaremos a conferência municipal nas escolas, depois a estadual e por fim a nacional”, comentou.

 

Conferências

O evento será divido em âmbito municipal, estadual e nacional. A municipal é  optativa,  as escolas se reunirão para apresentar e debater os projetos de ação escolhidos nas conferências escolares e transformados em produtos de educomunicação. A Conferência Municipal será realizada em todas as escolas da rede municipal de 11 a 31 de agosto.

A etapa estadual será um encontro dos delegados eleitos na conferência municipal, ou das escolas, escolhidas pela Comissão Organizadora Estadual e Coletivos Jovens. O evento acontecerá no período de 25 a 27 de setembro, em toda a rede pública do Amazonas.