16/08/17 | 15:34
Semed realiza workshop interno para discutir ações educacionais no projeto ‘Manaus 2030’

Buscando discutir ações que serão usadas na elaboração do Planejamento Estratégico ‘Manaus 2030’, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, acompanhada dos subsecretários de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, Administração e Finanças, Bruno Guimarães e Infraestrutura e Logística, Thiago Balbi, além diretores de departamentos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, na manhã desta quarta-feira, 16/08, de um Workshop Interno de Planejamento Estratégico.

O workshop interno é uma etapa do planejamento do projeto da prefeitura “Manaus 2030”, lançado pelo prefeito Arthur Neto e que pretende estabelecer metas de desenvolvimento para cidade, bem como a execução de ações de melhorias nos próximos 12 anos. Durante a semana, todas as secretarias municipais também realizarão reuniões semelhantes para que esse planejamento seja apresentado na próxima quarta-feira, 23/8.

De acordo com o chefe do Departamento de Planejamento (Deplan) da Semed, João Carlos da Silva Filho, a secretaria já tem as principais metas educacionais definidas até 2020 e foram feitas atualizações desses objetivos, por meio de pesquisas com alunos, pais, educadores e servidores em geral da secretaria, para que sejam incluídos no projeto da prefeitura.

“Nosso planejamento estratégico vai até 2020 e nossas metas dentro do Plano Plurianual até 2021. Apresentaremos as experiências exitosas que já alcançamos e que pretendemos alcançar aqui na secretaria ao comitê técnico da prefeitura, que envolve todos os secretários municipais e o prefeito Arthur, para que sejam, então, validadas”, explicou.

Para João Carlos, a maior contribuição que esse tipo de planejamento traz, não apenas para o desenvolvimento do trabalho da Semed, mas para o Executivo municipal como um todo, é a facilitação no desenvolvimento de políticas públicas direcionadas aos principais problemas da cidade e potencialização de ações positivas que já estão sendo executadas.

A secretária, Kátia Schweickardt, ressaltou que o planejamento das ações futuras é essencial para que o trabalho desempenhado seja eficaz e apresente resultados mais efetivos, uma vez que, dessa forma, é possível trabalhar em cima dos pontos que exigem maior atenção. “Discutir e planejar ações voltadas especificamente para cada descritor nosso têm possibilitado que criemos mecanismos para solucionar nossas maiores dificuldades e agora, com esse Workshop, estamos conseguindo levar essa nossa metodologia para dentro de um projeto tão importante quanto o Manaus 2030”.

A consultora do Instituto Áquila, que tem feito o levantamento dessas informações, Amanda Godoi, explicou o que tem sido feito e quais serão os próximos passos desse planejamento.  “Fizemos inicialmente esse planejamento dentro da Semed, com a Semed do Futuro, em que desenvolvemos um planejamento estratégico e, agora, colhemos sugestões referentes a outras pastas. Então, é algo maior do que foi feito anteriormente e vai abranger a prefeitura como um todo”.

 

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054