24/07/13 | 15:07
Semed realiza Workshop estratégico para o Fórum Municipal de Educação

Como forma de discussão das proposições vindas das Pré-conferências municipais realizadas nas escolas municipais e nas divisões distritais zonais e departamentais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza nos dias 24 e 25 o Workshop Estratégico, com destaque para o Fórum Municipal de Educação. O encontro acontece sempre de 8h as 12h.

 O evento foi aberto nesta quarta-feira, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), pelo secretário da Semed, Pauderney Avelino, subsecretário de gestão educacional, Deusamir Pereira, coordenadora geral do Fórum Municipal de Educação, Ana Falcão, além dos gestores municipais, profissionais do magistério, estudantes, pais e membros dos conselhos de educação e de controle social, que comporão os dois dias de debates.

 O Fórum é um compromisso firmado na IV Conferência Municipal de Educação (Comed) 2013 – Plano Nacional de Educação: Fortalecendo Democracias e Respeitando Diversidades na Construção da Educação Municipal. A meta é reformular as proposições que apresentem dúvidas de compreensão, bem como as características legais didático-pedagógico e de competências do poder público municipal.

Segundo o secretário Pauderney Avelino, é um momento em que os educadores e a sociedade terão para discutir sobre o plano de educação para a melhoraria do processo de ensino aprendizagem do município.

 “Entendemos que estas propostas foram colhidas nas pré-conferências realizadas em abril e maio e devem consolidar nossos anseios. Nós precisamos elaborar um plano municipal de educação decenal e este plano não pode conter propostas que não sejam exequíveis e precisamos de um plano que tenha conteúdo e método. Meu desejo é que nesse encontro possam sair soluções compiladas e sistematizadas”, disse.

O evento terá uma comissão organizadora para coordenar a composição da mesa de abertura do Workshop Estratégico da Semed, além de elaborar, divulgar a programação e coordenar todo o processo de articulação, construção e encaminhamento das propostas com vistas à elaboração do Plano Municipal de Educação.

Com cerca de 330 propostas aprovadas na Comed, a coordenadora geral do Fórum Municipal de Educação, Professora Ana Falcão, diz que o evento é importante para formatar as proposições que serão sugeridas para o município.

 “O Fórum cumpre a determinação da Pré-conferência que é trabalhar com as propostas de âmbito municipal, com a finalidade de sistematizá-las e fazer um documento, que posteriormente será enviado ao secretário Pauderney. O objetivo é subsidiar o Plano Municipal de Educação”, concluiu.

 O Workshop Estratégico da Semed será organizado por grupos temáticos em educação infantil, ensino fundamental e modalidades; gestão educacional e escolar; valorização dos profissionais da educação e formação de professores e financiamento da educação.