30/10/13 | 10:56
Semed realiza V edição do Festival de Teatro Escolar

A V edição do MANIFEST – Festival de Teatro Escolar promovido pela Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aconteceu na tarde desta terça, 29, no auditório do colégio La Salle e apresentou as peças teatrais que foram escolhidas como as melhores das seletivas ocorridas nas sete Divisões Distritais Zonais, organizadas pelo Projeto Teatro-Educação na Escola.

Aproximadamente 240 alunos-atores participaram da programação do festival que foi composta por uma escola de cada uma das DDZ’s da Semed que esteve representada pela professora Ana Falcão. A professora disse que o evento era um momento de festa e de manifestação e elogiou a participação dos pais dos alunos.

“É a educação que nos permite o contato com as produções desenvolvidas nas escolas, e este contato com os alunos é a razão do nosso fazer.”

Os pais e responsáveis dos alunos envolvidos nas peças teatrais puderam ver o quanto de talento seus filhos tem a cada peça apresentada. Talento como a da pequena atriz Laysa  Sthefany de 10 anos, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz da DDZ II. A menina, que sonha ser atriz profissional, faz aulas de teatro e dança desde os 5 anos de idade e recebeu prêmio de melhor atriz na II Mostra Sesi de Teatro Infantil no inicio do mês de outubro. “Faço teatro porque essa arte representa tudo para mim, eu vou criando a minha personagem conforme vou lendo o texto”.

Em todas as edições do MANIFEST – Festival de Teatro Escolar é escolhido um profissional atuante na área artística e educacional para ser o homenageado do evento. Neste ano, a homenageada foi a pedagoga e dramaturga Neuza Rita de Almeida. A amazonense nascida na cidade de Borba é considerada a pedagoga da arte cênica infantil amazonense. Neuza Rita tem uma trajetória de mais de 20 anos promovendo cultura e lazer na cidade de Manaus e encantou várias gerações como contadora de historias. Ela estava emocionada com a homenagem e deixou uma mensagem para os presentes.

“ Toda jornada é construída coletivamente. A arte nos faz perceber um caminho para a transformação. Educar é trabalhoso, mais desse processo colhemos os melhores frutos. Vale a pena investir no ser humano.”

O idealizador do projeto Teatro – Educação na Escola é o assessor de arte Iran Lamego. Ele disse que o festival se aprimorou nestas cinco edições e que o festival não é premiativo, mas que todas as escolas participantes recebem troféu e medalhas de participação.

“Estamos vencendo nossas dificuldades, melhorando nossa metodologia e com certeza aprimorando o fazer teatral na escola”. Enfatizou.

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)