23/08/19 | 16:16
Semed realiza último dia de Workshop de Tecnologia para pedagogos

Como parte da formação tecnológica dos servidores, a Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) encerrou nesta sexta-feira, 23/8, o Workshop ‘Cultura digital e o pedagogo escolar’, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul de Manaus. O encontro durou três dias e contou com a presença de aproximadamente 500 pedagogos.

O workshop tem como objetivo fomentar junto aos pedagogos, que têm a função de planejar, mediar e acompanhar o processo educativo, bem como desenvolver e articular a execução de projetos pedagógicos. Além de implantar junto a equipe de professores das escolas da rede pública municipal um espaço de reflexão sobre a cultura digital e os desafios educativos gerados pelas Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica na escola contemporânea, a fim de possibilitar experiências e aprendizagens mais significativas.

A ação é uma articulação entre a Divisão de Ensino Fundamental (DEF) e a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) para a apresentação, divulgação e troca de ideias a respeito do trabalho de formação continuada com caráter prático e aberto ao diálogo e à colaboração junto ao pedagogo e seu fazer pedagógico.

A partir das reflexões feitas sobre a temática “Cultura Digital”, uma das competências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), os projetos formativos apresentados foram referentes aos recursos e tecnologias disponíveis nas escolas de Ensino Fundamental I e II. Tal conhecimento é fundamental para que os pedagogos possam auxiliar e acompanhar o trabalho dirigido pela Semed quanto às orientações e uso dos recursos tecnológicos na sala de aula e/ou escola.

“Esse momento foi muito importante para que os pedagogos pudessem conhecer os recursos que eles têm na escola e se sentir responsáveis pelo uso de toda equipe escolar. A gente dá várias alternativas com computador, dois, tablets, notebook. Esse workshop mostra várias alternativas para trabalhar a questão da tecnologia”, apontou a gerente de Tecnologia Educacional, Aldemira Câmara.

Os pedagogos que participam da ação puderam compreender a importância do uso de recursos tecnológicos como ferramentas mediadoras, significativas ao processo de ensino e aprendizagem, como é o caso do pedagogo da Escola Municipal Edinir Telles, Dabi Cordeiro.

“A escola procura na medida do possível trabalhar com o que tem. Temos os computadores do laboratório, os tablets da Positivo. Os professores trabalham com datashow, notebook. O trabalho com tecnologia pode influenciar muito no ensino dos alunos. Tem uma professora nossa que comprou um celular que tem vinculado o data-show”, finalizou.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054