07/04/14 | 15:05
Semed realiza última etapa de seleção para assessores de gestão

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou a quinta e última etapa do processo de seleção para assessores de gestão, nesta segunda-feira, 7. Esses assessores têm a responsabilidade de auxiliar a escola na identificação dos pontos a serem melhorados tanto na gestão quanto no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.  Nesta etapa do processo de seleção, os candidatos primeiro passam por formação e no dia próximo dia 11 serão submetidos a uma prova. Os cem primeiros mais bem avaliados serão selecionados.

 A última etapa é realizada no Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Parque 10, zona Centro-Sul.

 Na formação, os candidatos conhecem a metodologia de trabalho a ser desenvolvida. O Instituto Áquila, parceiro nas ações de gestão da Semed, será o responsável pela avaliação dos candidatos. A coordenação do Instituto Áquila informou que a lista dos aprovados será divulgada  na próxima segunda-feira, 14. A seleção recebeu 1.076 inscritos.

 “Essa última etapa vai servir para apresentar aos assessores a metodologia de trabalho conhecida como ‘gestão integrada da escola avançada’. Nesses cinco dias de formação eles vão aprender conceitos e a dinâmica da metodologia. Nas escolas o papel do assessor será identificar os problemas e traçar um plano de ação para solucioná-los”, explicou Michelle Souza, Consultora do Instituto Áquila.

 Segundo o subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Luís Fabian Barbosa, a meta é que o trabalho dos assessores de gestão coloque Manaus entre as dez primeiras capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015.

 “O foco do trabalho dos assessores será a busca pela qualidade da educação e auxiliar os gestores nas ações das escolas. Por isso será necessário dedicação máxima e tenho certeza que esses profissionais darão o melhor de si para isso”, afirmou.

 O professor Pedro Iran de Lima é um dos candidatos ao cargo de assessor de gestão. Ele acredita que esse trabalho pode ajudar na qualificação do ensino nas escolas.

 “Estou muito contente com a oportunidade de me tornar assessor de gestão. Como Freud disse: ‘o que nos move é o desejo’, e o meu desejo é que haja uma mudança na educação pública da minha cidade. Quero ser participante dessa transformação”, explicou.

 TEXTO: Thiago Botelho

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação: 3632-2054