12/11/14 | 18:00
Semed realiza seminário sobre oficina de formação em serviço

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizam desta quarta-feira, 12, até a próxima sexta-feira, 14, o IV Seminário de Diálogos Pertinentes para apresentar os resultados obtidos com a realização do projeto Oficina de Formação em Serviços (OFS): Avaliação, trajetórias e narrativas da docência.

 

Participam do seminário gestores, professores e formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.

 

O projeto surgiu em abril de 2011 e é desenvolvido em oito escolas da secretaria, em cinco fases. Primeiro é feito um levantamento das condições estruturais e pedagógicas, depois é realizado oficinas de formação, tendo em vista bases teórico-metodológicas.  Após os professores aprendem a construir seus respectivos projetos, eles são implantados nas escolas. As informações são da idealizadora do projeto e diretora da Escola Normal Superior da UEA, Eglê Wanzeler.

 

“Este projeto, que é uma formação continuada de professores, tem como princípio a pesquisa e a prática pedagógica. Ele é realizado na própria escola, de forma colaborativa, ou seja, ou professores que participam da formação são impulsionados a desenvolver projetos que estejam dentre uma problemática ou temas pertinentes à unidade. Isso o torna transdisciplinar, porque envolve diversas áreas de ensino, professores e alunos”, explicou.

 

O projeto acontece em oito escolas, por meio de formações palestras, reuniões, pesquisas, dentre outros. Um dos participantes é a professora da Escola Municipal Nestor Nascimento, localizada na zona ribeirinha de Manaus, Ivanilde Azevedo.

 

“Para mim foi muito útil, porque a partir desta formação, desenvolvi um projeto que até hoje acontece na escola. Todo conhecimento passado durante o projeto é muito útil”, contou a educadora.

 

A chefa da DDPM, Jecicleide Oliveira do Nascimento, ressaltou que a formação continuada é um dos focos da Semed.“A formação continuada é um marco nesta administração, este projeto e seus resultados na qualidade do ensino e nos resultados no Índice de Educação Básica (IDEB) é a prova que está dando certo e que é válido”, disse.

 

Durante o evento, serão apresentados os resultados obtidos pelo projeto no período de 2011 a 2014, fazendo um analise, avaliativa e reflexiva tendo em vista a construção e consolidação da educação continuada implantada pela Semed.

 

TEXTO: Emerson Felipe

FOTO: Lton Santos