23/09/16 | 14:00
Semed realiza Seminário de Prestação de Contas e Conselho Escolar

1º Seminário de prestação de contas.Fotos Lton SantosSemed (1)Esclarecimento de dúvidas frequentes, dicas de como fazer e a importância da prestação de contas foram debatidas por 400 servidores, representantes de todas as escolas da rede municipal de educação nesta sexta-feira, 23.

A ação aconteceu durante o 1º Seminário de Prestação de Contas e Conselho Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizado, simultaneamente, nos auditórios da Semed e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e foi realizado em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), que certificará todos os participantes.

Para atender ao público de mais de 400 pessoas, o seminário foi dividido em dois grupos. Enquanto um grupo recebia orientações no auditório da Semed sobre os deveres e formas de elaborar uma prestação de contas transparente, o outro grupo era orientado sobre a formação, eleição e obrigações do Conselho escolar, orientados pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), no auditório da UEA.

1º Seminário de prestação de contas.Fotos Lton SantosSemed (3)O gerente de prestação de contas da Semed, João Carlos de Souza Filho, explicou que, por meio do seminário, pretendem esclarecer dúvidas frequentes sobre a legislação pertinente ao repasse de recursos oriundos de programas federais e também orientar os servidores em relação a alguns erros que, geralmente, acontecem nas prestações de contas que são recebidas pela gerência de prestação de contas.

“Além disso, vamos tentar motivar para que participem mais efetivamente da fiscalização, da execução desses recursos, pois a transparência hoje tem uma tônica muito grande em todas as áreas”, destacou.

Para a servidora Rosa de Fátima, que trabalha no setor administrativo da Escola Municipal Roberto Vieira, na zona Leste, o seminário é um momento importante para trocar experiências de prestação de contas e esclarecer as dúvidas burocráticas da ação.

1º Seminário de prestação de contas.Fotos Lton SantosSemed (4)“Como presidente do conselho fiscal, às vezes tenho muita dúvida e hoje foi um bom momento para esclarecê-las. Temos que ter muito cuidado no momento da compra e da prestação, pois temos que ter transparência nas prestações de contas no final”, ressaltou.

A intenção é que até o próximo ano a Semed leve formação a todos os membros que compõem o conselho escolar, como informou a gerente de treinamento da Semed, Ray Câmara.

“Estamos seguindo os três pilares da Semed, que são transparência das ações, movimento positivo e a obediência às normas federais. Assim, capacitamos os conselheiros fiscais que exercerão a supervisão na prestação de contas dos conselhos escolares e no próximo ano pretendemos formar gestores, secretários, comunitários e tesoureiros do conselho para que todos os membros do conselho escolar estejam capacidades de maneira adequada”, informou.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054