04/12/19 | 14:44
Semed realiza seminário de Formação Continuada para pedagogos e assessores pedagógicos

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), por meio da Gerencia de Formação Continuada, realizou nesta quarta-feira, 4/12, o Seminário de Formação Continuada para Pedagogos e Assessores pedagógicos com o tema: Formação Centrada na Escola, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul de Manaus. O evento contou com a presença de aproximadamente de 250 pessoas e tem como objetivo pensar e repensar o papel do pedagogo e do assessor pedagógico na fomentação continuada no espaço escolar.

A ação foi a culminância de uma série de quatro encontros realizados durante o ano e iniciou com a performance artística de quatro professoras, intitulada como ‘Trajetória Formativa’. Após a performance, a roda de conversa foi composta pelos assessores pedagógicos e pedagogos que inscreveram os trabalhos desenvolvidos durantes os encontros com auxílio dos formadores da DDPM e já implementados nas escolas para apresentá-los e discutir os resultados obtidos.

No total, foram 15 trabalhos inscritos, sete apresentados pela parte da manhã e oito no turno da tarde. Os processos educacionais que se formaram a partir das trocas de ideias e reflexões durantes as formações configuram o percurso de uma caminhada educacional em forma de experiências. Alguns dos trabalhos apresentados foram: O pedagogo como formador do professor: ‘Desafio à questão pedagógica’, da pedagoga Martha Lima, da Escola Municipal Moacir Elias de Araújo, e ‘O Reforço Escolar no Ensino das Operações Matemáticas’, da pedagoga Ana Cristina Costa, da Escola Municipal Irmã Dulce.

Segundo a assessora pedagógica da Divisão Distrital Zonal Norte, Muniky Suhelem, o papel do pedagogo é ser um formador dentro da escola, não com o objetivo de fazer eventos formativos, mas de orientar os professores e os alunos.

“Atuar na escola para planejar, acompanhar e para formar. Esses encontros levam a gente numa reflexão. Nós começamos a ter a reflexão de qual o nosso real papel dentro da escola, não de ficar rodando pelos corredores ou parados no portão. Mas sim, dentro do processo de ensino aprendizagem da criança”, comentou.

Outro assunto abordado no evento foi a Educação 4.0, que consiste em um reflexo da quarta revolução industrial. O novo modelo discutido de educação deve levar em consideração tudo o que envolve essa nova indústria para atender a todas essas exigências. Nessa nova era, guiada pela automação e pelo digital, os recursos devem ir além do simples uso dos equipamentos tecnológicos, mas sim capacitar as escolas para que sejam capazes de preparar os alunos para as mudanças.

“A gente trouxe para esse diálogo a educação 4.0, que é uma discussão muito moderna e atual, ela está no cerne das questões pedagógicas. E deixar algumas ferramentas para eles (pedagogos e assessores pedagógicos) é fundamental, ou a gente dialoga com a tecnologia ou a gente fica obsoleto”, completou a Gerente de Formação Continuada, Rosane Xavier.

Ao final do evento, os profissionais participantes da formação receberam certificados para formalizar enfim todo o conhecimento adquirido por eles durante o ano.

Texto: Jéssica Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054