26/08/19 | 13:58
Semed realiza semana do programa ‘Qualidade de vida no ambiente de trabalho’

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), iniciou nesta segunda-feira, 26/8, em tempo integral, a semana do ‘Programa de Vida no Ambiente de Trabalho’. A ação faz parte do Programa de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor Público Municipal, parte integrante do Projeto Manaus 2030 da Prefeitura de Manaus.

O atendimento aos servidores da sede da Semed ocorre na Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS)/Serviço Social e vai até sexta-feira, 30/8. Para ser atendido, o funcionário precisa primeiro agendar sua consulta no guichê de atendimento da secretaria. Depois disso, será marcado um horário, em que passará por uma avaliação para identificar seu problema.

O objetivo é proporcionar aos servidores exercícios de relaxamento corporal, com atendimento personalizado, massagens e orientações voltadas ao Programa Qualidade de Vida, com efeitos na prevenção do cansaço físico estresse, tensão muscular, tendinite, LER (lesão por esforço repetitivo), bem como outras patologias oriundas das atividades laborativas. Os aparelhos utilizados são vibroterapia, infravermelho, shiatsu e drenagem linfática.

A gerente do GDS, Wania Braga, destacou a preocupação da Prefeitura de Manaus com a saúde dos servidores, em especial da Semed, pois são mais de 15 mil servidores que trabalham diariamente e estão sujeitos as diversas complicações, devido à rotina exaustiva de trabalho.

“Nós abraçamos junto com a Semad essa proposta de qualidade de vida. Sabemos que todos os órgãos da secretaria e da prefeitura estão engajados nessas ações e atividades. A Semed não pode ficar atrás e está buscando cada vez mais alternativas para que possamos trabalhar em cima dessa incidência patologia oriunda das atividades laborativas”, comentou.

O massoterapeuta, Gustavo Martins da Silva, da empresa ProCorpoFisio, responsável pelo atendimento, ressaltou a importância do trabalho com os servidores que tem uma rotina diária com esforço repetitivo, além de outros problemas que podem atrapalhar nas atividades administrativas.

“Viemos na secretaria identificar os problemas que tem sido prejudiciais para saúde do servidor no cotidiano, tanto por meio de movimentos repetitivos, posturais e estresse. Nesse caso identificamos através do tratamento feito uma análise, seja conversando e também utilizando equipamentos, dependendo do problema da patologia, sendo inflamatória ou tempo de tensões”, disse.

A servidora da comissão de investidura da Semed, Rosimeire Zanetti, saiu satisfeita com o atendimento, pois estava com fortes dores no corpo. Para ela, a programação é excelente e deveria acontecer com mais frequência.

“Para mim foi muito relaxante, até porque estava com problema no pescoço e os aparelhos me ajudaram muito. É um momento que a pessoa levanta do seu ambiente de trabalho e vem fazer um relaxamento, porque é estressante passar o dia todo sentado e com os músculos travados e quando chega para ser atendido se relaxa tudo”, comemorou.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Eliton Santos