01/06/15 | 15:52
Semed realiza Semana do Meio Ambiente 2015 e Alimentos Orgânicos

Adoção de práticas sustentáveis e a relevância da utilização de alimentos orgânicos foram os principais temas abordados durante a abertura da Semana do Meio Ambiente 2015 e da Semana dos Alimentos Orgânicos realizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e contou com a presença de representantes das Divisões Distritais Zonais (DDZs), servidores da Semed e do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Amazonas, João Ferdinando Barreto.

A secretária municipal de Educação, Kátia Schwrickardt, que abordou o tema “Meio Ambiente e Cidades Sustentáveis” destacou a importância que a Semed tem em levar a discussão sobre o tema as escolas. Ela informou ainda que a Semana precisa ser assumida por toda a rede como um dos pontos altos para refletir sobre o padrão de desenvolvimento que Manaus tem hoje.

“Uma cidade que se espalha sobre a floresta quando na verdade ela precisaria estar se reencontrando com a floresta. O tipo de padrão de consumo que nós temos, de produção de resíduos sólidos, a mobilidade da cidade, tudo isso a gente precisa estar trabalhando com as nossas crianças desde pequeninos para que a gente possa pensar em uma nova cidade já que se não for assim, certamente a nossa cidade vai ser cada vez mais insustentável”, informou a secretária.

De acordo com o assessor de Educação Ambiental da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, André da Soledade, a Semana do Meio Ambiente deve ser trabalhada de forma pedagógica com os alunos da rede municipal.

“Nossa ideia é levar educação ambiental de forma pedagógica e transdisciplinar ou interdisciplinar para nossos alunos, porque dessa forma o meio ambiente será tratado com seriedade, não apenas desenhando uma árvore no papel. Pelo contrário, queremos plantar uma árvore. Hoje foi a abertura, mas a programação pedagógica continua nas escolas nos dias 2 e 3 de junho”, informou.

Voltado para o bem ambiental, alunos da Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães desenvolveram, desde o ano passado, um projeto de reutilização do óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão, cujo nome é “Reutilizar para preservar”.

“Temos o compromisso com o meio ambiente para que realmente possamos utilizar tudo que a natureza nos dá, ou seja, retirando algo que iria para as ruas, os igarapés, evitando a depredação do patrimônio ambiental”, informou o gestor Carlos Alonso.

O superintendente da Mapa no Amazonas, João Bernardino Barreto, orientou sobre as vantagens de produzir produtos orgânicos.

“Em primeiro lugar, estamos contribuindo com a saúde das pessoas. Você está contribuindo para que a natureza possa dar continuidade ao seu processo naturalmente, evitando que mais cedo ou mais tarde a gente possa causar danos como hoje já vem ocorrendo essa é a principal razão de produzirmos alimentos orgânicos”, relatou.

Um dia sem copo descartável e “Caroneiro”

Em um gesto simbólico em alusão a Semana do Meio Ambiente, servidores da Semed adotaram o dia sem copos descartável, onde cada um levou seu copo de casa para evitar o desperdício. Outra ação adotada foi o projeto “Caroneiro”, onde um servidor deu carona a outro que estivesse de carro, tendo assim vaga garantida no estacionamento. Esta ação, de acordo com André da Soledade, é pequena, mas já retiraram de circulação pelo menos 13 carros das ruas de Manaus.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054