30/10/14 | 17:28
Semed realiza Semana de Cultura e Tradição para exaltar a história do Amazonas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira, 30, a 2ª Semana de Cultura e Tradição Local Regional para oportunizar a reflexão e o debate sobre temas relacionados à história da nossa região. O espaço foi, ainda, um momento de socializar os projetos executados na escola.

Com o tema “Visibilizando o Negro e o Indígena no Amazonas: contribuindo para resgatar sua importância”, o evento foi realizado na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria, com apresentações culturais e exposição de projetos alusivos à temática.

Para coordenadora da diversidade e assessora de ensino de história e religioso da Semed, Lidia Helena, a semana tem sua importância para o aprendizado dos alunos na execução dos projetos aplicados em sala de aula.

“Essa é uma forma de mantermos vivo em nosso aluno, a história do Amazonas, para que os alunos saibam, o que eles são, sobre sua identidade, sua história e sua própria importância. Esses temas continuam sendo mantidos dentro da proposta curricular. Além da história como um todo, nós temos as temáticas relacionadas a história do Amazonas sendo trabalhada e relevante no processo de construção da identidade do ensino aprendizagem em nossas escolas.”, explicou.

A Escola Municipal Rainha dos Apóstolos, localizada no Km 23, BR 174, zona Rural, apresentou a dança “Kworokngo”. A apresentação conta a história da plantação da mandioca, alimento típico da etnia Kayapo, em que os indígenas dançam toda noite até o amanhecer para o bom êxito da plantação. O professor responsável pela coreografia, Flávio Pereira dos Santos, disse que oito alunos do 7º, 8º e 9º anos, aprenderam tudo sobre a etnia e sua história.

“É uma dança muito bonita e interessante, além da questão do ensino religioso. Dentro dessa temática, eu trabalhei a questão indígena e afro-brasileira com os alunos, dentro da cultura dos indígenas. Para os alunos foi uma novidade, porque são pessoas que moram na Rural e não tem muita alternativa como atrativo. A dança retrata justamente nossa cultura regional e da região amazônica.”, explicou.

Com projeto “Socializando Saberes – a história do Amazonas através das toadas do boi bumbá”, idealizado esse ano, a Escola Municipal Ulisses Guimarães, no Amazonino Mendes, zona Norte, fez a exposição de seu trabalho no hall do DDPM da Semed.

“São cinco alunos que fazem parte do projeto, que posteriormente aplicam com outros alunos no vespertino e noturno, o que aprenderam com o projeto. Nosso foco principal é trabalhar a história do Amazonas, mas de uma maneira mais lúdica. A gente verificou em pesquisas de fazer isso, com as letras e toadas dos bois bumbás. Os alunos pesquisam as letras de toadas, que vão falar a história do estado, e a partir daí criaram aulas atrativas e dinâmicas para serem aplicadas em sala de aula.”, disse.

Programação

A programação pela manhã teve apresentação cultural da Escola Municipal Nestor Nascimento, homenagem ao patriarca da unidade, por ter sido um dos grandes representantes do movimento negro no Amazonas. Além disso, houve mesa temática: Refletindo e Diversidade Local sob diferentes óticas no espaço escolar.

No período vespertino, a programação continuou com apresentações culturais discussões temáticas, dança afroindígena, visitação à exposição dos projetos no hall do DDPM e encerramento da semana. Houve também a participação de alunos africanos de vários cursos da Ufam, que fizeram uma exposição, apresentação cultural e desfile de roupas típicas do continente africano.

O evento é considerado a segunda etapa do projeto “Escola e Diversidade”, desenvolvido pela Semed em toda rede municipal de ensino. O primeiro momento da semana foi nas escolas municipais, que realizaram diversas atividades com seus projetos sobre a temática. Na oportunidade, foi selecionada uma unidade de ensino por Divisão Distrital Zonal (DDZs) da Semed para participar do encerramento no DDPM.

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054