11/03/20 | 15:11
Semed realiza segundo módulo formativo dos componentes de Ensino Religioso e Língua Inglesa

Aproximadamente 400 professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Secretara Municipal de Educação (Semed-Manaus) participaram do 2º módulo formativo dos componentes do Ensino Religioso e Língua Inglesa, nesta quarta-feira, 11/3, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul. A temática do módulo foi a abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Referência de Currículo do Amazonas (FCA), voltado para cada componente.

A ação faz parte da Rede Colaborativa de Formação Continuada da Gerência de Formação Continuada (GFC) do DDPM, que envolveu educadores de 101 unidades de ensino de todas as zonas de Manaus.

Os temas abordados no encontro de Língua Inglesa foram definição, características e aspectos gerais do Transtorno do Espectro Autista (TEA), desafios da inclusão dos alunos com deficiência na escola pública, experiências exitosas de trabalhos desenvolvidos com alunos do TEA e métodos educacionais e atividades pedagógicas utilizados na educação de alunos com TEA. Já no ensino religioso a partir do referencial curricular amazonense.

O encontro é realizado conforme o Horário de Trabalho Pedagógico (HTP) dos professores. No total, os educadores de Ensino Religioso terão cinco módulos, com direito a visitas aos espaços sagrados de Manaus, previstas para os dias 29 de abril e 24 de junho. Já as os professores de Língua Inglesa terão seis encontros ao longo do ano letivo. A realização do 3º módulo com os professores será no dia 20 de maio.

A coordenadora pedagógica da Rede Colaborativa do DDPM, Patrícia Hosterne, destacou a importância da formação continuada, que iniciou em fevereiro, e procura orientar os educadores com temáticas que ajudam no trabalho pedagógico em sala de aula.

“É importantíssimo para que o professor tenha um conhecimento maior sobre a BNCC, sobre o referencial curricular para que ele possa levar esse conhecimento para a escola. Com certeza, esse suporte é necessário, visto as mudanças que estão sendo implementadas nacionalmente e também em nosso município”, completou.

Para o professor de Língua Inglesa, Francisco Nogueira, da Escola Municipal Themistocles Pinheiro Gadelha, bairro Jorge Teixeira, zona Leste, que trabalha em sala de aula com aproximadamente 240 alunos, entre do 6º ao 9º ano, afirmou que a temática do módulo é fundamental para seu aprendizado.

 “Por nossa solicitação, ano passado, sobre uma questão voltada para nossas inclusões, nós abordamos o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Depois deste encontro, vou levar para sala de aula mais conhecimento, mais segurança e facilidade para meus alunos”, contou.

A professora de Ensino Religioso, Socorro Lopes, da Escola Municipal Elvira Borges, bairro da Compensa, zona Oeste, ficou satisfeita com as informações do modulo.

“Ajuda bastante, porque vamos ver quais são as práticas que a gente pode inserir em sala de aula, de acordo com essa temática que é dos temas que vão ser abordados em nossa região. A gente tem um cabedal de conhecimentos e vai oferecendo as questões de várias religiões, as matrizes africanas e indígenas, que ainda tem pouco material, mas que estamos acompanhando e evoluindo com relação a isso”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Jéssica Salomão

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054