22/03/19 | 15:52
Semed realiza reunião estratégica para construção das diretrizes da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta sexta-feira, 22/3, uma reunião estratégica para construção das diretrizes da Educação Infantil, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, Adrianópolis. Representantes de vários setores da Semed, que fazem parte do Grupo de Trabalho (GT), participaram do encontro, que a partir de agora deve ser realizado quinzenalmente.

O objetivo da reunião é promover a sensibilização sobre a importância da elaboração de uma Diretriz Municipal de Educação Infantil intencionando garantir o cumprimento de orientações municipais voltadas aos direitos fundamentais das crianças da primeira etapa da Educação Básica.

A ideia é finalizar o documento até a metade deste ano. Após a conclusão da proposta, o documento será entregue para análise e avaliação do Conselho Municipal de Educação (CME/Manaus).

A Semed atende 52.272 mil alunos da Educação Infantil, com total de 264 unidades de ensino em toda rede municipal de ensino. A modalidade de Educação Infantil na Semed é norteada pela proposta pedagógica curricular alinhada as diretrizes curriculares nacionais da Educação Infantil, de acordo com a resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009.

O chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Alexandre Romano, disse que, a partir dessa primeira reunião, foram criados subgrupos de trabalho para construção das diretrizes da modalidade no município de Manaus.

“É um momento histórico para todos nós, porque temos a oportunidade de reunir com pessoas que pensam na modalidade. A Educação Infantil é a base de tudo, é na primeira infância que vamos formar o adulto mais produtivo e solidário para sociedade. A modalidade tem que ter uma diretriz que possa nortear o trabalho pedagógico dos professores”, comentou.

Para a assessora técnica do CME/Manaus, Maria do Perpétuo Socorro Bonetti, é um momento muito especial, em que a secretaria busca novos caminhos para realizar um trabalho pedagógico de atender da melhor maneira possível os alunos.

“É o primeiro documento em 50 anos de Semed, que vai sugerir as diretrizes curriculares para a Educação Infantil, não apenas curricular, mas geral, ou seja, vamos dar o primeiro passo para que seja concretizado. Vamos dar suporte e trabalhar dentro da legalidade todos os documentos”, disse.

De acordo com o assessor pedagógico Dennys Gomes Ferreira, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul da Semed, do total de 68 escolas municipais, 38 unidades de ensino trabalham com a Educação Infantil. Para ele, é um momento muito especial para a modalidade.

“Esse foi um passo muito importante, onde nos encontramos para planejar a elaboração do documento, que vem para nortear o trabalho pedagógico da modalidade e cumprir com as orientações municipais, garantindo o direito e contribuindo para o desenvolvimento pleno da criança”, contou.

— — —

Texto: Paulo Rogério/Semed

Fotos: Cleomir Santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054