25/01/18 | 15:34
Semed realiza reunião de alinhamento para as Jornadas Pedagógicas de 2018

Assessores pedagógicos, gerentes das Divisões Distritais Zonais (DDZ) e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira, 25/1, no auditório da secretaria, para alinhar as ações das Jornadas Pedagógicas de 2018, que começam a partir do dia 1/2 e tem como objetivo instruir as escolas sobre novas e antigas diretrizes para o início do ano letivo de 2018.

Durante a Jornada Pedagógica também vão ser discutidos os resultados obtidos pelas escolas no ano letivo de 2017 e, a partir disso e das diretrizes estabelecidas pela secretaria, serão desenvolvidas as ações pedagógicas a serem executadas este ano.

O tema do ano letivo de 2018 é “Inclusão para a promoção da paz e da solidariedade” e o foco do trabalho será novamente na alfabetização. Para a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Marcionília Bessa, oferecer educação de qualidade é uma forma de incluir o estudante e esses encontros vão trabalhar para reforçar essa ideia.

“Hoje eu não entendo alfabetizar apenas como decifrar códigos. Temos um compromisso de mobilizar todos os gestores, a comunidade, para que eles acompanhem o desenvolvimento das crianças na escola”.

A secretária municipal de Educação em exercício, Euzeni Trajano, destacou que a rede vem evoluindo ao longo dos anos e deve continuar unindo forças no trabalho de inclusão. “Principalmente nesse período de evolução tecnológica, estar alfabetizado é fundamental para incluir o cidadão na sociedade. Esse é o nosso principal foco”.

Para o assessor da DDZ Norte Raimundo Brilhante, esse momento é muito importante para afinar discursos e deixar a secretaria em sintonia para o começo do ano letivo. “Esse encontro da jornada pedagógica para assessores vem trazendo um norte muito importante para tudo que faremos no decorrer do ano. É um momento de socialização em que existe uma questão mais humanitária dentro do trabalho pedagógico”.

Esse é o pensamento da assessora da Divisão de Educação Infantil (DEI) Ana Paula Carvalho. “Uma das principais intenções da jornada é passar essas orientações para promover uma linguagem única entre os pedagogos e assessores, que vão passar essas orientações para as escolas”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054