19/08/12 | 18:39
Semed realiza Premiação de Gestão Escolar e Painel Escolar 2012

II Premiação do Painel Escolar

Criatividade e originalidade foram alguns dos itens que não faltaram na elaboração do Painel Escolar que teve como temática este ano “A escola na construção da cidadania”. Todas as escolas municipais participaram com a sua proposta de painel, sendo que apenas 42 unidades foram classificadas para a seleção final. Desse total 7 CMEI`s e 7 Escolas de Ensino Fundamental foram selecionadas para a Premiação que aconteceu na tarde dessa sexta-feira, (17), no Auditório da UFAM.

O Prêmio Painel Escolar foi estabelecido em 2011 como um instrumento  de gestão que possibilita uma visão global da escola a partir do conjunto de dados que propiciam o conhecimento do passado, a análise do presente e a definição de metas para o futuro.

“Com essas premiações humanizamos a educação do município de Manaus, tirando do anonimato os educadores vocacionados que temos nas escolas. Queremos estimular que esses educadores em 2013 continuem ousados e apresentem seus trabalhos para não permanecerem mais no anonimato. Temos que reconhecer a qualidade que o outro tem”, destacou o Subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Suames Maciel.

A Chefe da Divisão de Avaliação  e Monitoramento, Núbia Breves, destacou que as premiações em 2012 tiveram um salto significativo.

“Todas as premiações tanto da Gestão Escolar como o Painel Escolar tiveram um salto significativo. No 1 ° ano apenas participou do Prêmio de Gestão Escolar a Escola Mul. Albérico Antunes, no 2° ano 47 escolas participaram e este ano 102 unidades apresentaram seus trabalhos. Quando as unidades escolares participam, não ganham apenas um prêmio mas melhoram efetivamente a organização de suas escolas.  O painel escolar é o segundo ano que realizamos a premiação. Neste ano, as escolas melhoraram muito não apenas no aspecto visual, mas também nas informações contidas no painel de gestão onde são apresentados os resultados à comunidade”, enfatizou Breves.

De acordo com a gestora do CMEI Maria do Céu – DRE II (Ajuricaba), Lucymeire Rocha Braga, o painel foi construído de uma maneira participativa.

“O painel foi pensado coletivamente entre os membros da comunidade escolar. Como trabalhamos o tema “sustentabilidade”, na parte ilustrativa foi utilizado material reciclado com a colaboração de alunos e estagiários de Educação Física”, explicou a gestora.

“Essa é a primeira vez que montamos o painel porque no ano passado estávamos em reforma. Foi uma construção de todos: professores, pedagogos, funcionários da escola, alunos e até os motoristas dos ônibus. Cada um dava a sua sugestão e colaborava com a construção do painel. Foi um trabalho coletivo e estamos muito felizes em apresentar os dados da nossa escola no painel com todas as dificuldades e adversidades da área rural”, afirmou a gestora da Escola Mul. Maria Leide Amorim – DRE VII (BR 174, Comunidade São João), Eunice da Fonseca Guedes.

 

 

 

Prêmio Gestão Escolar 2012

Em sua 3ª edição, o Prêmio Gestão Escolar tem como objetivo estimular a melhoria dos processos de gestão em busca de um objetivo maior que é garantir a educação de qualidade a todos os estudantes. A premiação acontece desde 1998 quando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)  e seus parceiros uniram-se para realizar o Prêmio Gestão Escolar.

No total 102 escolas se inscreveram, 12 escolas municipais atingiram o percentual de 95% a 100% com base nos critérios da premiação e 2 unidades estão na disputa  pelo prêmio destaque estadual.

Na solenidade  foram entregues os certificados de participação às unidades escolares e uma placa de honra ao mérito às 12 escolas municipais que atingiram o percentual exigido na premiação.

Para a gestora da Escola Mul. Vicente de Paula, Maria Santana, classificada em primeiro lugar no município no Prêmio de Gestão Escolar e na classificação do IDEB (6,1), a fórmula é uma gestão participativa.

“Em nossa escola trabalhamos uma gestão participativa onde todos se envolvem e interagem com  a comunidade. É um trabalho em equipe e de humanização com toda a comunidade escolar”, ressaltou a gestora.

 

As escolas homenageadas e premiadas no Prêmio Painel Escolar foram as seguintes:

DRE I:

CMEI Francisco Pereira da Silva – Profª Cleia de Araújo Leite

Escola Mul. Osvaldo Sobreira – Profª Tânia Rosete

DRE II

CMEI Maria do Céu – Profª Lucymeire Rocha Braga

Escola Mul. Paula Frassinete – Profª Neudimar Pacheco

DRE III

CMEI Rita Etelvina Mourão – Profª Sarah Acris do Vale

Escola Mul. Profª Rita de Cássia Silva – Profª Maria Lucilene de Oliveira

DRE IV

CMEI São Judas Tadeu – Profª Eunice Maria Porto

Escola Mul. Santa Rita de Cássia – Profª Simone Malveira Guimarães

 

DRE V

CMEI Dilsen Alves – Profª Adria Marinho da Silva

Escola Mul. Arte e Cultura – Profª Karen Dinelly de Oliveira

DRE VI

CMEI Renata Holanda – Profª Maria Goreti Araújo dos Santos

Escola Mul. Nossa Senhora Aparecida – Profª Janeide Alexandre Dantas

 

DRE VII

CMEI João Paulo – Profª Paula Maria Ferreira Alves

Escola Mul. Maria Leide Amorim – Profª Maria Eunice Guedes