04/06/19 | 14:06
Semed realiza palestra sobre suicídio com pedagogos das escolas municipais da zona Norte

Pedagogos das escolas municipais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na manhã desta terça-feira, 4/6, da palestra “Prevenção com suicídio e qualidade de vida”, no Auditório da Escola Municipal João Alberto Braga, bairro Monte Sinai, zona Norte de Manaus. O encontro reuniu educadores de 15 unidades de ensino e assessores pedagógicos da divisão.

A ação foi organizada pela Semed, por meio da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), com apoio do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), implantado ano passado. O encontro também contou a presença de acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade Estácio de Manaus.

O objetivo foi estabelecer parcerias e convênios com instituições públicas e privadas para realizar ações socioeducativas que possam contribuir com melhorias no trabalho pedagógico do município. A primeira palestra, realizada no último dia 14 de maio, reuniu pedagogos da DDZ Sul. O próximo encontro será com educadores da DDZ Centro-Sul, no dia 11 de julho. Já no dia 24 de julho, será a vez dos pedagogos da DDZ Leste I.

A chefe do Departamento Geral dos Distritos (DGD) da Semed, Arlete Mendonça, acompanhou a palestra e destacou a importância da temática.

“Essa palestra tem sido de fundamental importância, porque eles vão multiplicar as informações, pois é algo que ajuda na sua prática profissional e também de vida. A palestra é bem positiva no trabalho das escolas e os pedagogos vão contribuir de forma significativa para que essa situação seja de fato eliminada do nosso meio”,  finalizou.

Segundo a chefe da DDZ Norte, Jane Celma, a palestra vem para orientar os educadores sobre uma temática muito delicada, mas que está presente dentro da sociedade.

“Esse é um tema interessante para o processo de ensino aprendizagem, pois as crianças precisam estar totalmente envolvidas e os sintomas ditos na palestra nos levam a refletir. Percebemos que há por trás disso uma patologia e uma violência, pois é importante para os pedagogos entenderem esse tema e serem multiplicadores”, disse.

Para psicóloga e escritora, Nazaré Mussa, palestrante do encontro, a temática tem um valor fundamental. Ela aproveitou o momento para parabenizar a Semed pela iniciativa e preocupação de envolver os educadores em lidar com isso nas escolas.

“É muito relevante esse tipo de evento, porque formamos profissionais que vão levar para sala de aula a importância da prevenção ao suicídio. É fundamental o olhar atento, o acolhimento, saber conversar com jovem e trazer a família para dentro da escola. Tudo isso, é muito importante”, alertou.

Para pedagoga, Ireneude Alves Lima do Vale, da Escola Municipal Maria Pereira Campos, localizada na Colônia Santo Antônio, foi excelente participar do evento e saber um pouco mais sobre um assunto presente no cotidiano.

“Fica de aprendizado para nós como pedagogos, que vale ter um olhar mais humano do que já temos para nossas crianças e adolescentes. Com essa palestra percebo que estou no caminho certo, vou continuar assim, observando mais. Estou com outra visão de como abordar e trabalhar com a criança e até com os nossos professores sobre isso”, comentou.

Texto: Paulo Rogério/ Semed
Fotos: Paulo Rogério/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054