20/04/18 | 15:29
Semed realiza palestra sobre Primeiros Socorros Básicos

Servidores das escolas da rede municipal de Educação e assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e da sede da secretaria receberam, nesta sexta-feira, 20/4, participaram da palestra ‘Primeiros Socorros Básicos’, com a presença de técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A palestra atende a Lei Municipal nº 1.723, de 17 de abril de 2013, na qual dispõe sobre a capacitação dos servidores das escolas e das creches do município de Manaus para a prestação de primeiros socorros.

A ação faz parte do Programa Municipal Saúde do Escolar. A assessora da Gacpe, Lourdes Souza, destacou que a orientação é importante para o trabalho dentro das unidades e no dia a dia fora do ambiente do trabalho. “Nós temos a preocupação de realizar essas informações e esperamos que esses servidores sejam os multiplicadores dessas informações, para um possível atendimento”, explicou.

A enfermeira do Samu, Elessandra da Silva Sicsu, foi a palestrante e realizou demonstrações de uma reanimação de parada cardíaca e manobra de Heimlich. “Considerei muito bom à participação do grupo, eles mostraram interesse e foram voluntários na demonstração. A ideia na verdade é levar uma reflexão para o dia a dia, não só a questão da escola. Nós procuramos falar de situações que sabemos que podem acontecer na rotina”, disse.

Mesmo acostumada a lidar diariamente com atendimento de primeiros socorros, a agente de saúde da Escola Municipal Nilton Lins, bairro Mundo Novo, Alcirene Fontinelle da Silva, disse que não poderia deixar de participar.

“É muito bom ter mais conhecimento, aprender mais e todos saem ganhando com isso. O mais comum na escola é o atendimento de febre, curativos na prática da educação física e dos funcionários, mas precisamos estar preparados”, comentou.

A diretora Fernanda Freitas, da Escola Municipal Ebenezer, localizada no Rio Negro, no Tarumãzinho, zona Ribeirinha, acreditar ser fundamental que todos tenham conhecimentos básicos para ajudar não apenas os alunos, mas qualquer pessoa.

“A palestra é importante, porque estou revivendo o que estudei no tempo da faculdade, tem coisas que mudam e outras permanecem. O procedimento de salvamento é o mesmo e lidamos com pessoas e isso muito bom”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054