06/05/15 | 10:17
Semed realiza palestra sobre previdência a servidores que estão prestes a si aposentar

Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que estão na iminência de si aposentar, receberam orientações sobre os tramites legais e requisitos exigidos para aposentadoria no ano de 2015. As informações foram repassadas, na tarde desta terça-feira, 5, no auditório do órgão, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, pela palestra “Orientações Previdenciárias”, ministrada pela advogada e gerente de Previdência da Secretaria Municipal de Previdência (ManausPrev), Daniela Correia Benayoun.

A atividade fez parte do Projeto Qualidade de Vida Pós-Aposentadoria que é coordenado pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed e teve como objetivo esclarecer dúvidas e discutir a valorização desta etapa da vida, como explicou a chefa da GDS, Lúcia Regina de Almeida.

“O projeto surgiu com intuito de trazer explicações aos nossos servidores quanto ao processo de aposentadoria e, também, para mostrar que as pessoas que estão prestes a si aposentar podem ter qualidade de vida, com atividades como estudo, prática de esportes e participação de projetos”, observou.

Esclarecimentos

Durante a palestra, os servidores aprenderam os tipos de aposentadoria que existem, quais eles podem requerer, além de informações sobre a legislação previdenciária, as mudanças na constituição relacionadas à aposentadoria e sobre a lei 870/2005 que trata da previdência do servidor público de Manaus.

A palestra também fez parte das ações do projeto ManausPrev Itinerante. Durante a palestra, Daniele Correia falou qual é o objetivo do órgão. “O intuito foi apresentar as regras de aposentadoria que os servidores têm direito e para que eles possam solicitá-la, pois a nossa maior dificuldade é a falta de conhecimento previdenciário de nossos servidores”, salientou.

Para a servidora da Semed Zildene Brasil, lotada na Subsecretaria de Gestão Educacional, a palestra foi esclarecedora. “Achei que foi muita esclarecedora e objetiva. Aprendi sobre meus direitos e sobre os procedimentos que terei que tomar para me aposentar”, relembrou.

Palestras

No mês de maio, o projeto Itinerante passará em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) realizando uma série de palestras, para todos os servidores que estão prestes a si aposentar. Na próxima quinta-feira, 7, acontecerá na Escola Municipal Sabá Raposo, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, abrangendo a DDZ Norte. No dia 12, será no auditório da DDZ Sul para os servidores da divisão. No dia 14, será contemplado a DDZ Centro-Sul, cuja palestra será na Escola Municipal Jarlece Zaranza, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte. No dia 19, acontecerá no auditório da DDZ Oeste. E no dia 21, acontecerá para os servidores da DDZ Leste 1, na Escola Leonor Uchoa, no bairro São José 1, zona Leste. Para os servidores da DDZ Leste 2, acontecerá no dia 26, no auditório da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM) e, por fim, no auditório da DDZ Rural para as pessoas que estão lotadas naquela divisão.

 

Texto: Emerson Felipe
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054