04/07/13 | 18:38
Semed realiza palestra sobre prestação de contas para gestores escolares

Em busca de organizar uma gestão escolar eficiente, tratando de assuntos inerentes à escola com as suas virtudes e problemáticas do cotidiano, o secretário municipal de educação, Pauderney Avelino, participou de uma reunião com os gestores municipais nesta quinta-feira, 04, com os gestores de todas as escolas da Divisões Distriais Zonais.

A reunião foi organizada pelo Departamento de Gestão Escolar (DEGE) teve como objetivo estimular o desenvolvimento da gestão democrática e participativa nas unidades de ensino, tendo como foco o compromisso com o ensino e a aprendizagem, evidenciando os resultados por meio de indicadores de desempenho.

“Não fugimos de problemas e estamos aqui para resolvê-los e implementar diretrizes que fiquem para a evolução da qualidade da educação em Manaus”, afirmou Pauderney.

Os assuntos abordados foram: Gestão Pedagógica, Gestão de Resultados, Gestão Democrática e Participativa, Gestão de Pessoas e Gestão Administrativa dos programas Mais Educação e Mais Cultura nas escolas. Nesse sentido, aconteceu uma palestra com o procurador do Ministério Publico de Contas (MPC), Dr. Carlos Alberto Almeida, que tratou sobre a importância da prestação de contas e a utilização correta do dinheiro advindo dos programas de beneficiamento escolares.

“Isso envolve, dedicação e empenho dos diretores para superação dos obstáculos no controle e administração da gestão dos recursos”, afirmou o procurador do MPC.

A professora Socorro Horta relatou “Estamos trabalhando para que juntos possamos imprimir uma gestão de qualidade e aumentar os índices do IDEB; essa gestão precisa ser compartilhada e participativa. E nós temos compromisso e vontade de fazer acontecer”, sobre a importância de uma gestão eficaz na utilização das verbas que as escolas recebem através dos programas.